Sistema OCB/GO inicia ciclo de visitas a cooperativas no Sudoeste

Você está visualizando atualmente Sistema OCB/GO inicia ciclo de visitas a cooperativas no Sudoeste
Esse é o penúltimo ciclo de visitas desta ação; última etapa contemplará as cooperativas da região Central (Divulgação)

Com 33 cooperativas, especialmente no ramo do agronegócio, o Sudoeste Goiano recebe nesta semana visitas da equipe do Sistema OCB/GO, lideradas pelo presidente Luís Alberto Pereira. As atividades começaram terça-feira (8/3) em Mineiros e Jataí e seguem até o dia 25, quando será realizada, em Rio Verde, a posse oficial de Marcelo Ferreira como coordenador do Núcleo Regional Cooperativo Sudoeste, do Sistema OCB/GO. Esse é o penúltimo ciclo de visitas desta ação. A última etapa, neste ano, contemplará as cooperativas da região Central de Goiás.

Terça e quarta-feira (9 e 8), as visitas abrangeram cooperativas de Mineiros e Jataí. Hoje (dia 10), a equipe estará em Quirinópolis; no dia 11, em Montividiu e Santa Helena de Goiás; no dia 17, em Rio Verde e Acreúna; e, de 21 a 24 de março, as visitas serão retomadas em Rio Verde, com o evento de posse do coordenador do Núcleo Sudoeste, Marcelo Ferreira, presidente do Sicoob Empresarial, no dia 25.

“O Sudoeste Goiano é uma região de cooperativas muito grandes e estruturadas, mas temos também cooperativas que ainda não estão em um grau de maturidade ideal. Vamos aproveitar para estreitar relacionamentos e firmar parcerias com cooperativas grandes e com as pequenas, avaliando de forma conjunta como o Sistema OCB/GO pode ajudá-las”, afirma Luís Alberto Pereira.

A intenção, segundo o dirigente, é incentivar as cooperativas a demandarem os serviços, projetos e capacitações oferecidas pelo Sistema OCB/GO e convidá-las a estarem juntas no Dia de Cooperar – Dia C Goiás – deste ano. O Dia C GO é comemorado simultaneamente ao Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, e terá o meio ambiente como tema da edição 2022. “Queremos aproveitar a oportunidade para, se possível, encaminhar a questão da Lei do Cooperativismo na semana que antecede a feira Tecnoshow Comigo, que será realizada de 4 a 8 abril, na cidade de Rio Verde.”

O Núcleo Regional Cooperativo Sudoeste abrange as cooperativas nos municípios de Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Montividiu, Santa Helena de Goiás e Rio Verde. Algumas delas são grandes empresas do agronegócio brasileiro, a exemplo da Comigo (Rio Verde), Comiva (Mineiros) e Agrovale (Quirinópolis). Das 33 cooperativas que serão visitadas pela equipe do Sistema OCB/GO na região, 11 são do ramo agropecuário, oito do ramo crédito, quatro do ramo saúde e as demais dos ramos transporte, consumo, trabalho e produção de bens e serviços.