Sicoob UniCentro Br sela compromisso com fortalecimento do Ipasgo Saúde

Você está visualizando atualmente Sicoob UniCentro Br sela compromisso com fortalecimento do Ipasgo Saúde
Da esquerda para a direita: presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro; diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia; secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos e presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br, Clidenor Gomes Filho (Divulgação)

O Sicoob UniCentro Br venceu licitação para ter o Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde) como cooperado, o que o tornou a instituição financeira oficial da operadora pelo período de um ano. Para celebrar e selar, em caráter social, a parceria que começou oficialmente no início de 2024, o Sicoob UniCentro Br ofereceu um jantar na última terça-feira, 21. O evento foi realizado no terraço da sede da cooperativa, no Setor Marista, em Goiânia, e contou com a presença dos dirigentes de ambas as instituições, além de autoridades, gestores de entidades de saúde e outros profissionais,

Anfitrião da noite festiva, o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, destacou que um dos diferenciais na prestação dos serviços financeiros para o Ipasgo Saúde é a expertise que a cooperativa possui com o setor. “Nós, historicamente, trabalhamos com várias operadoras de saúde e nascemos dentro do segmento médico. Então, é uma parceria que vai entregar muita sinergia”, assegurou. Do ponto de vista prático, Diogo pontuou que uma das primeiras medidas é possibilitar que os prestadores tenham seus recebimentos dentro da instituição. “Vamos gerar um serviço da melhor qualidade para que os prestadores de serviço do Ipasgo Saúde possam fazer suas operações financeiras com a cooperativa”, contou.

De acordo com o diretor-presidente, a possibilidade de que médicos e entidades de saúde que prestam serviço para o Ipasgo Saúde pudessem receber seus proventos na cooperativa já havia sido conquistada, mas não de forma ampla. Com a nova lei sancionada em abril de 2023 (Lei nº 21.880) pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o Ipasgo Saúde teve sua natureza jurídica alterada e deixou de ser autarquia para se tornar operadora de saúde, o que deu à instituição maior autonomia financeira e administrativa. “Essa noite marca um momento ímpar da nossa história. Estamos oficialmente passando a ser a principal instituição financeira do Ipasgo Saúde, ressaltou Diogo.

Nova gestão financeira

Com a mudança, a cooperativa executará os serviços de pagamentos e recebimentos, disponibilização de cartões de débito para pré-pagamento e de crédito para pós-pagamento, de conta-salários, empréstimos aos empregados e de sistema para gerenciamento das contas bancárias, além de outras transações financeiras.

Segundo o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso, que esteve presente na celebração, mais de 600 mil vidas estão agora agregadas à nova gestão financeira do Sicoob UniCentro Br. No sentido prático, o presidente afirmou que as operações bancárias da instituição continuam a ocorrer normalmente, com todas as condições oferecidas por um banco convencional, mas com a vantagem de ser uma cooperativa. “Nós buscamos uma forma de contratação, por meio de um processo licitatório e o Sicoob UniCentro Br se sobressaiu com vantagem sobre as demais instituições que participaram do certame. Agora, nós temos uma parceria no sistema cooperativista, que a gente espera que seja muito frutífera e possa prosperar”, assinalou o gestor da operadora de saúde.

Sistema cooperativista

Durante a solenidade marcada pelos discursos dos dirigentes, o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob UniCentro Br, Clidenor Gomes Filho, em sua fala, pontuou que a instituição a qual representa possui um forte caráter empresarial e negocial, no entanto, é essencialmente uma cooperativa. “É importante reforçar essa abordagem dos valores dos negócios atrelados aos princípios do cooperativismo, porque é uma característica singular desse sistema o fortalecimento mútuo. Somar forças, convergir, aumentar tudo aquilo que essa energia possa trazer de positivo para as pessoas, para as empresas, para os cooperados e para as instituições com as quais temos afinidade e possuem valores semelhantes aos nossos”, sublinhou.

Para o secretário de saúde do estado de Goiás, Rasível Santos, que esteve no jantar para representar o governador, Ronaldo Caiado, esse fortalecimento das instituições, como marca do cooperativismo, é bem-visto pela gestão pública, uma vez que por não visar o lucro, uma cooperativa consegue promover maior agilidade sistêmica. “O nosso governador pediu para que trabalhássemos muito com a regionalização da saúde e só conseguimos regionalizar a saúde, trazer as redes de urgência e emergência, a rede materna e infantil, a telemedicina, dentre outros, se tivermos realmente bons parceiros. E quando temos planos de saúde de operadoras fortes, conseguimos nos dedicar mais àquelas pessoas que têm mais dificuldades, para trazer qualidade, segurança e a atenção para todo o estado de Goiás”, arrematou.

Sobre o Sicoob UniCentro Br      

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 7,1 bilhões de ativos e conta com mais de 125 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Sobre o Ipasgo Saúde

O Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde) é uma das maiores operadoras de saúde do país, com cerca de 600 mil beneficiários. A instituição atua em território goiano e assiste exclusivamente a saúde de servidores públicos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além dos familiares destes servidores.

_____

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário