Sicoob UniCentro Br reúne instituições goianas para discutir ESG na área médica

Você está visualizando atualmente Sicoob UniCentro Br reúne instituições goianas para discutir ESG na área médica
Da esquerda para a direita: presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio; analista de sustentabilidade do Instituto Unimed Goiânia, Fernanda Coelho e superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicoob UniCentro Br, Davi Caldas (Divulgação)

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), instituições goianas se reuniram para compartilhar experiências de ESG (sigla que em inglês significa Environmental, Social and Governance, em tradução livre: ambiental, social e governança). O evento foi realizado na tarde da última terça-feira (18), no auditório do Sicoob UniCentro Br, partindo do tema ESG na área médica. Na ocasião, estiveram presentes representantes da cooperativa financeira, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese-Goiânia), do Instituto Unimed Goiânia e do Instituto Consciente, que apresentaram ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, que têm implementado em seus respectivos setores.

Anfitrião do ciclo de palestras, o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, recebeu os convidados, destacando que iniciativas de ESG fazem parte do cooperativismo desde a sua origem. “Ver outras empresas, de outros segmentos, enxergando a importância de trabalhar ações de governança e sucessão, além da cultura ambiental e social, é gratificante pois reforça o exemplo que o sistema cooperativista e outras organizações vêm trazendo ao longo do tempo”, pontuou o dirigente. Para o diretor de Relacionamento e Inovação da instituição, José Umberto Vaz de Siqueira, o evento representou um marco. “Trata-se de um assunto que incomoda o nosso dia a dia, e promover a união de quatro instituições fortes para desenvolver projetos em conjunto é algo que pode gerar muito impacto”, ressaltou.

Também presente no evento, o Instituto Unimed Goiânia – braço socioambiental da Unimed Goiânia –, por meio do seu presidente, Frederico Moraes Xavier, destacou a importância de integrar práticas sustentáveis. Ele mencionou que o Instituto tem por finalidade colaborar com o desenvolvimento da população, por meio de ações que proporcionem à sociedade melhores condições de vida, de maneira sustentável e atuando primordialmente nos eixos da educação, meio ambiente e assistência social.

Da esquerda para a direita: presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese-Goiânia), Carlos Alberto de Paula Moura Júnior; representando a diretoria jurídica do Codese, Elen Kelem; diretor de Relacionamento e Inovação do Sicoob UniCentro Br, José Umberto Vaz de Siqueira e o diretor do Instituto Consciente, Felipe Inácio (Divulgação)

Experiências e práticas de ESG

Durante o evento, o Instituto Unimed Goiânia abordou como as práticas ESG podem auxiliar no desenvolvimento socioambiental. “Por meio do nosso Instituto, buscamos reduzir o impacto no meio ambiente, implementando iniciativas para minimizar o desperdício de recursos naturais e promovendo a adoção de tecnologias mais sustentáveis em nossas operações. E na dimensão social, assumimos a responsabilidade de promover a inclusão e a igualdade para transformação de vidas. Reforçamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, evidenciando como as práticas de ESG podem impulsionar um futuro mais justo e equitativo para todos”, explicou Frederico.

Já o Instituto Consciente, braço social da Consciente Construtora e Incorporadora, apresentou os seus projetos e iniciativas que proporcionam a conscientização e a capacitação das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. Dentre os projetos apresentados, está o Circuito Arte Consciente, que reúne arte, cultura e sustentabilidade em um único lugar, tendo como mérito o resgate do bom hábito de frequentar espaços públicos e urbanos em nome da arte. O presidente do Instituto, Felipe Inácio, reforçou o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos. “Trabalhamos a fim de obter respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade”, destacou.

Outras contribuições

Em sua apresentação, Anna Bastos, da diretoria jurídica do Codese-Goiânia, apresentou a Prática Recomendada (PR) 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma diretriz que direciona as organizações no desenvolvimento e na aplicação da agenda ESG. Na sequência, Elen Kelem apresentou algumas iniciativas implementadas pelo conselho, como o projeto Cultura Também Cura, que tem o objetivo de promover ações culturais e educativas para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Para fechar a participação, o presidente do Codese, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, salientou que o encontro foi relevante para mostrar como as organizações têm projetos que podem se conectar. “Hoje nós abrimos possibilidades e estou muito feliz por saber que iremos construir algumas colaborações”, observou.

Uma dessas parcerias foi sinalizada pelo palestrante do Sicoob UniCentro Br, David Caldas, que é superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade na instituição. Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pela cooperativa financeira está a contação de histórias da coleção Financinhas – um material desenvolvido pelo Instituto Sicoob com o objetivo de levar a educação financeira de forma lúdica para o público infantil – que, para o superintendente, poderia contribuir com o Cultura Também Cura, do Codese-Goiânia. Em sua explanação, David Caldas falou ainda sobre os impactos gerados pelas ações do Sicoob UniCentro Br nas comunidades locais. “No ano de 2023, nós impactamos, nos 61 municípios onde a cooperativa está presente, cerca de 150 mil pessoas, por meio da educação financeira, de projetos de sustentabilidade e de ações sociais”, sublinhou.

Sobre o Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, administra mais de 7,2 bilhões de ativos e conta com mais de 129 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Sobre o Instituto Unimed

O Instituto Unimed tem por finalidade colaborar com o desenvolvimento socioambiental da população, por meio de ações que proporcionem à sociedade melhores condições de vida de maneira sustentável, atuando primordialmente nos eixos da educação, meio ambiente e assistência social. Está apto a apoiar e estabelecer parcerias público-privadas em projetos voltados para o resgate da cidadania, em atividades socioeducativas, bem como na valorização de espaços públicos, mobilidade urbana e o meio ambiente.

Sobre o Instituto Consciente

O Instituto Consciente pertence à Consciente Construtora e Incorporadora e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade.

____________________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi