Senac investe em moda autoral para fortalecer comércio goiano

Você está visualizando atualmente Senac investe em moda autoral para fortalecer comércio goiano
Reprodução/ONDM

Por Jullyanna Matos

Em busca de ampliar os diferenciais da moda goiana, na competição com outros Estados, principalmente com Pernambuco e São Paulo, o Senac Goiás lançou, na última terça-feira, a 2ª edição do Senac Fashion School. Ao todo, 20 alunos participam do curso de Planejamento e Criação de Coleção de Moda, com orientação e mentoria do designer e diretor de criação brasileiro e neto de japoneses, Jum Nakao.

As aulas acontecem na Faculdade Senac, com etapas de criação e desenvolvimento de uma coleção completa, além de aulas específicas, visitas culturais e imersões em locais pré-selecionados.

Com mais de 40 anos de projeção no mercado e mundialmente reconhecido por seus trabalhos nas mais diversas áreas, Jum Nakao é referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo. O estilista garante que o Estado de Goiás tem muito potencial, tanto em geografia quanto em configuração, fazendo da região um lugar único.

“Eu, como professor, me preparo com antecedência para uma aula e já fiz uma pesquisa prévia para complementar esse processo imersivo em coexistência com todos esses alunos. Eles participarão comigo para que eles também sejam aptos a se sensibilizarem a fazer essa garimpagem que já foi feita inclusive na própria seleção desses alunos. Todos eles são empreendedores e alguns curiosos sobre as potencialidades de expressividade local, isso é muito importante. E, toda a garimpagem, todo o levantamento de materiais, de técnicas, de capacidade tanto humanas quanto materiais, já estão meio que catalogados para começarmos a cozinhar juntos. A ideia toda é mostrar o quanto Goiás é lindo, Goiânia é linda”, afirma.

Em sua produção, Jum Nakao é capaz de conciliar os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão e o estilista acredita que é necessária uma revisão de valores para se produzir moda. E eventos como o Senac Fashion School podem proporcionar isso.

“Não faz mais sentido você competir produzindo um produto que pode ser feito em qualquer lugar do mundo, em qualquer lugar do Brasil, enfim, essa concorrência não é apenas local. Nós estamos mergulhados nesse grande oceano de conectividade, ou seja, estamos vivendo essa era da globalização já há alguns anos. E a era da globalização fez com que nós começássemos a agir globalmente esquecendo o local. Então, a única forma de reverter é pensando localmente, desenvolvendo localmente e propagando globalmente. Isso vai permitir que cada terroir, cada cultura, cada estado tenha relevância. A única forma de se conseguir isso é através de uma moda que mais do que ser autoral, ela se utilize do talento do autor para contar as histórias do seu povo”, garante.

Moda goiana

Segundo Ildeth Dias de Sousa, coordenadora de moda do Senac Goiás, essa nova edição do Senac Fashion School busca revelar a autoralidade da moda goiana, com modelistas e estilistas locais para competir em peso com outros Estados.

“A gente desenvolve talentos, cria um pensamento disruptivo pra gente romper com um sistema de moda muito convencional fast-fest e partir para uma autoralidade, e claro firmar um DNA goiano, além de revelar talentos”, pontua.

Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas, que na ocasião representava o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi, enxerga e entende essa movimentação como benefício para a economia local.

“O Sindilojas vê essa nova turma com grandes olhos, até mesmo porque o comércio varejista necessita de modelagens novas, ritmos novos para sempre aumentar o comércio e vendas também. A gente acredita que essa turma para dentro do estado de Goiás, ela será de extrema importância para o comércio goiano. Fazendo uma criação dentro de Goiânia, com certeza o comércio varejista amplia e aumenta e isso para o estado de Goiás é fundamental, ainda mais querendo ser criado todo um cinturão a nível de moda, isso é fundamental. Eu acredito que o Senac sai na frente e sempre está na frente a nível de educação para esse lado da moda do estado de Goiás”, finaliza.

O Senac Fashion School, conta com carga horária de 60 horas e no final a turma ainda irá participar da realização de um desfile na 3ª edição da Amarê Fashion, Semana da Moda Goiana. As aulas começaram oficialmente nesta terça-feira (4), com uma visita ao espaço cultural Sertão Negro Ateliê Escola de Artes.

Senac Goiás

O Senac Goiás oferece cursos rápidos, técnicos e de graduação nas áreas de saúde, estética, gestão, moda, gastronomia, design, tecnologia e muito mais, tudo isso com certificado reconhecido em todo o Brasil. Referência em educação profissional, o Senac conta com equipe de instrutores altamente qualificados e no total, 18 unidades em todo o Estado, alcançando, além de Goiânia, Anápolis, Jataí, Ceres, Quirinópolis, Itumbiara, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia, Catalão, Porangatu, Rio Verde, Trindade, Mineiros e Luziânia.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário