Porto Belo (SC) usa tecnologia de combate à dengue desenvolvida por empresa de Anápolis

Você está visualizando atualmente Porto Belo (SC) usa tecnologia de combate à dengue desenvolvida por empresa de Anápolis

A Prefeitura de Porto Belo (SC) utiliza na área urbana da cidade um drone para aplicação de larvicida, uma das ações para o combate à dengue. Na conta oficial da prefeitura no Instagram, um vídeo foi publicado com a demonstração da tecnologia, desenvolvida em Anápolis pela empresa Champion Saúde Pública. Felipe Oliveira, gerente nacional de vendas da empresa, ressalta a importância do equipamento.

“Essa tecnologia que nós desenvolvemos possibilita atingir locais inacessíveis para as equipes de campo. O drone consegue sobrevoar casas abandonadas, grandes imóveis que são de responsabilidade do município e, claro, dentro desses imóveis, tanto os particulares quanto os públicos, existem centenas de depósitos. Esse é um drone inteligente. Ele consegue identificar o reservatório e, de acordo com o tipo de reservatório, dosar o produto”, pontua Felipe Oliveira.

O equipamento pode ser usado para aplicação de larvicidas em piscinas, telhados, caixas d’água, dentre outros reservatórios. “A prefeitura faz a opção de contratar essa tecnologia justamente para isso, para complementar o trabalho que vem sendo feito pelo time de combate à dengue”, acrescenta o gerente de vendas Felipe Oliveira. O drone possui capacidade para aplicar larvicidas na forma de grânulos, pastilhas e pó molhável.

Recentemente, Felipe falou sobre a importância deste instrumento para o futuro do combate à dengue. Um primeiro protótipo do drone foi apresentado a representantes de secretarias municipais de saúde que participam do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado no ano passado em Brasília. Na ocasião, ele exaltou a tecnologia “inédita no Brasil, para que as prefeituras possam ter um combate cada vez mais eficiente à larva do mosquito Aedes aegypti”.

Pelo contrato com a Prefeitura de Porto Belo, a Champion será responsável por todo o processo de aplicação do produto.

Prefeitura

Na conta da Prefeitura de Porto Belo no Instagram, juntamente com um vídeo, foi apresentada a importância desta inovação no combate à dengue. “Os larvicidas são lançados no ambiente através de um drone de 1,2 m que busca atingir áreas de difícil acesso, mas o trabalho continua com os agentes de endemias, que visitam diariamente residências e empresas”, explica o texto.

Ainda de acordo com a publicação, “a utilização do drone é importante principalmente por conta das casas fechadas, utilizadas apenas para veraneio e os locais onde os agentes não tem acesso (por conta da altura, por exemplo), mas pode conter água parada”.

Entretanto, a Prefeitura alerta que “mesmo com a atuação do Governo Municipal, é importante que os moradores façam a sua parte para combater o mosquito Aedes aegipty, mantendo seus terrenos limpos e recolhendo todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada”. A utilização do drone é parte das ações do projeto local Verão sem Dengue.

Matéria originalmente publicada aqui.