OCB/GO lança o Desafio de Startups e inaugura Espaço InovaCoop

Você está visualizando atualmente OCB/GO lança o Desafio de Startups e inaugura Espaço InovaCoop
A entidade inaugura também o InovaCoop, um moderno espaço estruturado na sua sede em Goiânia (Divulgação)

A OCB/GO (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás) inaugurou nesta terça-feira (29/09), em evento presencial e transmitido pelo canal GoiásCoop Live no YouTube, o Espaço InovaCoop, criado para abrigar projetos de criação e desenvolvimento de produtos ou serviços para as cooperativas e também como apoio físico a startups, para a realização de networking, encontros de tecnologia, inovação e negócios. O amplo e moderno ambiente foi implantado no Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia (GO). Durante a inauguração, a OCB/GO também fez o lançamento do Desafio GoiásCoop de Inovação 2020, voltado para startups de todo o Brasil. Devido aos cuidados relativos à pandemia, o evento foi restrito a poucos convidados, apenas representantes do Comitê de Inovação do Sistema OCB/GO e gestores da mesma área de entidades parceiras.

Segundo o presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o Espaço InovaCoop e o Desafio GoiásCoop de Inovação de Startups são os frutos da realização de um planejamento que começou no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo. “A inovação foi definida como um dos pilares do cooperativismo e nós estamos aqui com o braço goiano dessa área, tentando criar uma convergência de esforços, um ecossistema, junto com as cooperativas, as entidades, as startups e os empreendedores, para que a inovação continue a fazer parte do cooperativismo goiano”, afirma.

Segundo o presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o Espaço InovaCoop e o Desafio GoiásCoop de Inovação de Startups são os frutos da realização de um planejamento que começou no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (Divulgação)

A ideia de promover o Desafio GoiásCoop de Inovação, segundo o presidente da OCB/GO, começou a ganhar seus contornos a partir de um convite aos dirigentes das principais cooperativas dos ramos do agronegócio e da saúde, para que informassem os principais problemas e demandas de cada segmento. “Fizemos esse levantamento e agora desafiamos as startups, os jovens que trabalham com isso, a desenvolverem soluções que possam resolver essas ‘dores’, como definem os profissionais da tecnologia”, frisou Luís Alberto Pereira. O presidente da OCB/GO disse que hoje é essencial pensar em inovação e em processo mais ágeis, inteligentes e produtivos, sem descuidar da qualidade. “A competitividade vai ser cada vez maior e vai se diferenciar quem oferecer produtos melhores com menores preços e mais qualidade”, enfatizou.

Presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Heribaldo Egídio destacou a importância de unir o ecossistema da inovação com o cooperativismo. “Estamos buscando colocar Goiás em um outro patamar, ser referência no Centro-Oeste. Por isso, criamos uma aliança pela inovação. Depois de passarmos por uma imersão no Vale do Silício, há quatro anos, juntamente com representantes da academia e várias entidades goianas, saímos de lá com a ideia de que Goiás precisava formar esse ecossistema, como fez Santa Catarina. Se sozinhos fazemos muitas coisas, unidos vamos muito mais longe e colhemos muito mais resultados”, afirmou.

O Superintendente do Senar/Goiás, Dirceu Borges, considera que a iniciativa da OCB/GO é muito importante para criar e fortalecer ecossistemas de inovação no Estado, tornando Goiás cada vez mais forte e uma referência em inovação e tecnologia. “O Senar Goiás, juntamente com a FAEG, também criou um hub parecido com esse e que serve para conectar esses espaços, para que eles possam interagir e trabalhar em conjunto por essas soluções. Um espaço como esse, tão acolhedor, serve como apoio para que os empreendedores venham trabalhar suas ideias e para que a OCB/GO, o SESCOOP/GO e demais entidades que estão por trás, possam dar essa amparo para que, de fato, essas startups se tornem empresas de sucesso. A OCB/GO está de parabéns”, disse.

Soluções inovadoras

O InovaCoop Goiás foi concebido pelo Sistema OCB/GO para aproximar cooperativas, startups e o mercado, em um ambiente de inovação e de colaboração do Sistema, aberto a empreendedores que queiram transformar ideias em soluções inovadoras. A entidade, com a colaboração de cooperativas representativas de dois ramos do cooperativismo, o Agropecuário e o Saúde, promoveu uma seleção de desafios que geram potencial de contratação das soluções apresentadas por parte dos concorrentes. Além disso, as startups inscritas também concorrerão a um prêmio de R$ 10 mil para a melhor solução apresentada para cada ramo e de R$ 5 mil para a segunda melhor solução apresentada por ramo. São seis desafios identificados, três para o ramo Agro e três para o ramo Saúde. As soluções podem alcançar não só as cooperativas que participam diretamente do programa, mas todas as demais cooperativas desses ramos em Goiás.