No Outback Brasil, cerca de 85% dos sócios-proprietários vieram da cozinha ou do salão do restaurante

Você está visualizando atualmente No Outback Brasil, cerca de 85% dos sócios-proprietários vieram da cozinha ou do salão do restaurante

O ambiente de trabalho do Outback Steakhouse e o plano de carreira são excelentes motivos para se tornar um Outbacker, como são chamados os funcionários do restaurante. Cerca de 85% dos atuais sócios-proprietários da marca vieram da operação, ou seja, da cozinha ou do salão, e cresceram na casa. A política de remuneração e progressão de carreira no Outback privilegia os funcionários a se tornarem sócios das novas unidades.

E para se tornar um outbacker não é necessário ter experiência, pois todos os colaboradores passam por treinamentos. A única exigência é a dedicação, além de um perfil dinâmico e vontade de crescer. E essa vontade é o que faz com que grande parte das pessoas dentro da companhia cresça. O Outback é uma das maiores empresas de casual dining do mundo e, ao contrário do que se imagina, as unidades brasileiras não são franquias. Cada uma das unidades é liderada por um sócio-proprietário com vasta experiência na área de restaurantes e que preza pela excelência no atendimento ao cliente. Antes de se tornar sócio, o empreendedor escolhido passa por cerca de dez meses de treinamento para se adequar ao padrão da rede internacional.

Um grande exemplo de outbacker que começou no operacional do restaurante e chegou ao posto de sócia da companhia está em Goiás. A sócia-proprietária da unidade do Passeio das Águas Shopping, Lorena Albernaz, iniciou a carreira como hostess (recepcionista), em 2008, na unidade do Shopping Flamboyant e conta como foi o processo para se tornar sócia. “Entrei no Outback quando estava concluindo a faculdade de Administração e esse foi o meu primeiro emprego de carteira assinada. O crescimento dentro da empresa aconteceu por processos, primeiro de hostess, logo depois passei a ser treinadora de hostess, depois fui promovida a assistente de gerente, gerente geral e finalmente fui convidada para participar como sócia da empresa. Após aceitar a proposta passei por um treinamento, antes de assumir uma unidade”, conta.

O Outback reconhece a importância de ter um plano de carreira onde é possível subir diversos degraus e ser reconhecido pelo trabalho. “Sou um pouco suspeita para falar, pois o Outback tem uma filosofia brilhante de empresa, e como estudava administração, meus olhos brilharam desde o primeiro momento. E pensar que uma menina iniciando a sua carreira como recepcionista poderia chegar a liderar um restaurante parecia história de filme. No Outback isso tudo é possível!”, afirma Lorena.

Agora como sócia-proprietária, Lorena estimula sua equipe a trilhar um caminho de crescimento dentro da empresa. “Sou muito grata por tudo que passei dentro do Outback e sempre quero compartilhar essa experiência com as pessoas. Nós podemos tudo aqui dentro, precisamos apenas acreditar. O Outback compra o nosso sonho e eu sempre incentivo às pessoas a acreditarem”, finaliza.

Em Goiânia, o Outback Steakhouse está situado no Shopping Flamboyant, no Passeio das Águas Shopping e no Goiânia Shopping.

Na foto: sócia-proprietária da unidade do Passeio das Águas Shopping, Lorena Albernaz (Divulgação)