CEI UFG completa 15 anos de apoio a startups e à formação empreendedora

No momento você está vendo CEI UFG completa 15 anos de apoio a startups e à formação empreendedora
O CEI já graduou 25 empresas, além de oferecer os mais diversos cursos, workshops, seminários e webinars abertos à comunidade (Divulgação)

No dia 9 de dezembro, das 16h30 às 18h, acontece a Cerimônia de comemoração de 15 anos do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG) pelo YouTube CEI UFG. O evento contará com a participação do reitor da Universidade, Edward Madureira Brasil, entre outros gestores. Na ocasião, a gerente do CEI-UFG, Emília Rosângela Pires da Silva, realizará a graduação da empresa incubada Orakolo Tecnologia.

O CEI já graduou 25 empresas, além de oferecer os mais diversos cursos, workshops, seminários e webinars abertos à comunidade. O Centro de Empreendedorismo, e Incubação contribui para a formação empreendedora de estudantes, empresários e profissionais interessados no tema, além de apoiar a criação e desenvolvimento de startups.

História e principais ações

No início de sua história, a atuação era focada na incubação, ou seja, no apoio e no incentivo a empresas nascentes voltadas a atividades inovadoras. A então Incubadora de Empresas da UFG foi inaugurada, em 2005, como Programa de Incubação de Empresas da instituição.
Em 2008, foram graduadas as duas primeiras empresas. Nos anos seguintes, a Incubadora da UFG passou a desempenhar papel determinante no cenário de incubação goiano e a ser considerada como uma incubadora modelo para implantação de outras iniciativas no estado.

No ano de 2009, foi âncora no Projeto Integração e Desenvolvimento Tecnológico do Programa Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do então Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2010, também como incubadora âncora nessa iniciativa da Finep, teve projeto aprovado em primeiro lugar em âmbito nacional.

Em 2014, o Programa de Incubação de Empresas completou 10 anos. Nesse período, iniciou o processo de ampliação de suas ações e alteração do escopo de incubadora para Centro de Empreendedorismo. Nesse ano, o CEI realizou a primeira Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), que passou a fazer parte do calendário anual da instituição.

A adoção da personalidade de Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) foi consolidada em 2016, com a alteração de toda identidade visual do programa e realização de um evento de apresentação da nova identidade.

Em novembro de 2018, o CEI ampliou seu espaço físico com a inauguração da unidade 2, localizada no Parque Tecnológico Samambaia, o que resultou no aumento do número de empreendimentos apoiados. Em 2019, o CEI UFG foi o primeiro ambiente de inovação do país certificado como Cerne 2, por boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores, geração e prospecção de negócios.

Também em 2019, o CEI passou a investir na concepção e realização de maratonas de programação voltadas à criação de soluções inovadoras para problemas específicos. Nesse ano, foram realizados o 1º Hackathon Inovações para UFG, voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o ensino e gestão em educação na Universidade, e o Hackathon Inovações para Saúde Pública. Em 2020, foi a vez do Ideathon Lab Soluções Inovadoras de Prototipagem para Saúde Pública, em parceria com o IPElab UFG, uma maratona durante a qual foram prototipados projetos de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Em 2020, mesmo com o distanciamento social necessário no contexto de pandemia, foram disponibilizados cursos, palestras e novos modelos de interação com os empreendedores, utilizando ferramentas virtuais. Nomes conhecidos no universo do empreendedorismo, da inovação e na comunicação foram mobilizados para auxiliar os interessados em dar prosseguimento aos seus negócios ou ingressar no mundo empreendedor.

Outro grande momento em 2020 foi a 7ª OEU Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, realizada pela primeira vez de forma virtual e com uma nova categoria: Negócios de Impacto Social.
Empresas e serviços oferecidos

Atualmente, o CEI tem 18 projetos em pré-incubação. Também há 12 empresas incubadas que dispõem de serviços como: assessoria de comunicação, consultorias especializadas, orientação para captação de recursos, orientação sobre depósito de patentes e registro de marcas, apoio na identificação e contatos com professores e pesquisadores da UFG que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços, entre outros.

Startups incubadas

Acqua Ambiental (veja aqui nossa matéria)

Oferece uma Plataforma WEB para elaboração e gerenciamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos PGRS voltado para a Gestão Sustentável de Resíduos, exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

BioGyn

A BioGyn Soluções Entomológicas, mediante consultorias e criação de insetos parasitas, oferece a pequenos e médios produtores meios de preservar a qualidade dos produtos e evitar o uso de agrotóxicos, proporcionando formas seguras e acessíveis de lidar com lavouras e com o meio ambiente.

Bio Manejo

Fornece soluções para o Manejo Integrado de Pragas, ajudando a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. Atende o agricultor, com produtos e serviços para o monitoramento e controle das principais pragas agrícolas, e o pesquisador, com produtos para conduzir sua pesquisa como dietas artificiais e insetos vivos.

Breadys (veja aqui nossa matéria)

Atua na preparação e comercialização de pizzas e salgados veganos menos calóricas e menos oleosos, adaptados a intolerâncias (celíacos, lactose, ovo, veganos, outros) e que prezam pelo sabor e crocância. Há opções de massas de polvilho, inhame, com e sem leite.

Ingrediente – Solução em Nutrição

Plataforma com software voltada aos nutricionistas. O programa atende o profissional não somente ao que se refere ao atendimento clínico, mas também no gerenciamento pessoal e do consultório com relação ao financeiro (entradas, saídas e recibos para fluxo de imposto de renda) e relatórios.

Jumperbot – Robótica Educacional

Oferece soluções para modernizar o ensino e contribuir para o desenvolvimento de habilidades como criatividade e trabalho em equipe, além de características empreendedoras em estudantes do ensino fundamental anos finais. As principais ferramentas utilizadas são as aulas de robótica educacional.

Koneksi

Desenvolvimento de moléculas obtidas por processos biotecnológicos que visam à nutrição, proteção e efeitos curativos do trato digestivos em animais e humanos.

Luna Greentech

A Luna Greentech é uma empresa inovadora, reconhecida pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas e sustentáveis na produção de insumos naturais para cosméticos. Seus produtos são livres petrolatos e parabenos com métodos que contribuem com a segurança para o meio ambiente.

Nutricandies (veja aqui nossa matéria)

Empresa de tecnologia de elaboração de cremes alimentícios de chocolate veganos formulados estritamente com cacau e extratos vegetais, garantindo sabor, nutrição, sustentabilidade e praticidade em um único produto, que pode ser utilizado para o consumo imediato, ingrediente de receita, insumo de produção ou food-service.

Orakolo

Atua no desenvolvimento de produtos com foco em Tecnologia da Informação e Eletrônica de Consumo. São prestados serviços envolvendo as fases de geração de ideias, pré-projeto, design estético e engenharia mecânica, prototipagem rápida, desenvolvimento elétrico, firmware e software. São fornecidos ainda serviços de consultoria sobre viabilidade técnica e financeira e formas de “founding” de novos produtos.

Quantificar

Desenvolvimento de serviços de apoio à construção baseados em Tecnologia, BIM, Lean Construction, Gerenciamento de Projetos.

Rede de Parcerias

Realiza divulgações a partir de bancos de dados segmentados e prestação de serviço via Whatsapp mídia – consiste em um sistema de envio em massa para números aleatórios, inclusive aqueles que não constem na agenda do celular.

Endereços e site

O CEI conta com duas unidades, unidade 1 situada na Praça Universitária e a unidade 2 no Parque Tecnológico Samambaia da UFG. As duas unidades disponibilizam salas de incubação e espaço de coworking para a comunidade. Saiba mais em cei.ufg.br

SERVIÇO: Cerimônia de comemoração de 15 anos do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG) e graduação da empresa Orakolo Tecnologia

Data: 9 de dezembro de 2020, quarta-feira
Horário: 16h30 às 18h
Local: YouTube CEI UFG

Deixe um comentário