International Desk: A internacionalização nas mãos do empresário contábil

Você está visualizando atualmente International Desk: A internacionalização nas mãos do empresário contábil

Programa da Fenacon, o International Desk possibilita às empresas contábeis capacitar e assessorar investidores internacionais, além de fomentar o investimento brasileiro no exterior. Dentre as ações do Desk, estão a promoção de negócios, qualificação de pessoas, organização de eventos, entre outros. etc.

Guilherme Tostes, diretor de assuntos Internacionais da Fenacon explica que a ideia surgiu em São Paulo, através de uma demanda da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). “Naquela altura, havia uma queixa muito grande de investidores estrangeiros, em relação ao nosso ambiente tributário e burocrático, bem como da baixa qualificação dos contadores para lidar com estrangeiros. O SESCON São Paulo abraçou este desafio e a partir daí, desencadeou uma série de ações que foram resultar no Desk”, conta.

Entre os países que já assinaram o protocolo de parceria para a promoção de ações conjuntas, estão Itália, Argentina e Paraguai. Outros como Espanha, França e Canadá já manifestaram interesse em firmar parceria com o projeto.

Como já visto, o International Desk representa uma ampla oportunidade de networking internacional entre os países participantes. Aos que já estão adeptos, o Desk é uma forma a mais de se relacionar e gerar negócio com o mundo, de forma fácil e moderna. Aos demais, abre-se uma inédita chance de ingressar no mercado global, mesmo que nunca feito antes. Lembrando que o Desk não assegura que a empresa fará negócios. Isso irá depender de uma série de fatores. Entretanto, o Desk dá a oportunidade a quem deseja, de participar desse enorme mercado global.

Em uma plataforma online, que já está disponível, é possível efetuar o cadastro. De acordo com Guilherme, o registro é bem simples e o usuário ainda encontra um limitado Market Place. Em breve abriremos para cadastro da Itália e em seguida aos demais países. Para se cadastrar, a empresa deve ser associada do seu SESCON/SESCAP local”, diz.

A partir daí, o site é bem intuitivo e o cadastro é simples. “Além de inserir os dados, o postulante pode (e recomendo que o faça) anexar documentos em Pdf, tais como curriculum, certificações de qualidade etc. Numa segunda etapa, convidaremos os cadastrados a inserirem novas informações, que serão importantes, quando embarcarmos os escritórios do exterior”, explica o representante.

A parceria com SESCON-Goiás

Além de permitir ingresso ao International Desk, a filiação ou representatividade perante o SESCON-Goiás permite oferecer melhores condições de produtos e serviços aos seus associados (que cumpriram as exigências do Estatuto Social do SESCON-Goiás passando a exercer os direitos e cumprir os deveres nele previstos). O SESCON-GOIÁS busca, através de parcerias e convênios firmados entre várias empresas, oferecer convênios que atendam às necessidades de seus associados em diversos segmentos. Vale ressaltar que o vínculo de associação sindical depende da vontade dos representados e da satisfação dos requisitos estatutários.

A Internacionalização significa todo o processo pelo qual uma empresa entra em um mercado estrangeiro. Internacionalizar se refere à atuação de uma empresa em regiões geográficas exteriores ao seu país. E isso inclui diversas formas de contato com o mercado internacional.

Ainda de acordo com Guilherme Tostes, com as empresas brasileiras sendo embarcadas, fica fácil ver como o Market Place funciona. “É possível enxergar as empresas, seus contatos e fazer as pesquisas por região geográfica. Em breve disponibilizaremos também por segmento de atuação. O usuário poderá fazer tudo pela plataforma (e recomendamos que seja assim). Mais uma vez feito o contato, todos estarão livres para escolher a melhor forma de comunicação”.

Vantagens com o International Desk

Goiás tem uma economia diversificada e muito pujante. O investimento e o comércio internacional são uma realidade no Estado. Ao fazer parte do Desk, o empresário abre uma nova janela de oportunidade, tanto para agregar valor aos seus clientes, como para buscar novos negócios:

  • Ganho de autoridade no mercado
  • Aumento de vendas e lucros
  • Contato com novas ideias e tecnologias