Instituto Rizzo é ponto de coleta da campanha “Transforme Óleo em Oportunidade”

Você está visualizando atualmente Instituto Rizzo é ponto de coleta da campanha “Transforme Óleo em Oportunidade”
Freepik

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Instituto Rizzo, lançou uma nova campanha de conscientização e coleta de óleo de cozinha usado – “Transforme Óleo em Oportunidade. O objetivo é utilizar o óleo coletado como matéria-prima para cursos de fabricação de sabão, beneficiando especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade durante o Mutirão de Goiânia na Vila Mutirão, incentivando a autonomia, renda extra e promovendo a sustentabilidade.

O curso de fabricação de sabão, ministrado pela influenciadora digital Vânia Ventura, dona do canal VâniaDicasCaseiras, desempenha um papel importante na capacitação dessas mulheres. Com seu conhecimento prático e expertise no tema, Vânia não apenas ensina técnicas de produção de sabão artesanal, mas também inspira confiança e independência financeira entre as participantes.

De acordo com a titular da SMDHPA, Cida Garcês, o curso faz parte da iniciativa de reciclagem de óleo de cozinha da Prefeitura de Goiânia, transformando um resíduo poluente em um produto útil e sustentável. “Além de proporcionar uma nova habilidade comercializável, o curso ajuda as mulheres a gerar renda adicional”, destaca.

O Instituto Rizzo, parceiro na campanha, é uma organização dedicada à promoção de ações sociais e ambientais, atuando em diversos projetos que visam a inclusão social e a sustentabilidade. Com vasta experiência em iniciativas de reciclagem e capacitação profissional, o Instituto Rizzo contribui significativamente para o desenvolvimento de comunidades carentes.

Como colaborar

Os cidadãos podem colaborar armazenando o óleo de cozinha usado em garrafas plásticas bem vedadas e entregando-as diretamente na Secretaria de Direitos Humanos ou no Instituto Rizzo, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para armazenar corretamente o óleo, é importante deixá-lo esfriar completamente após o uso, evitando manuseá-lo quando estiver quente para não danificar o recipiente de armazenamento. Utilize um funil com filtro de papel ou um pano limpo para coar o óleo, removendo restos de alimentos e impurezas, o que facilita o processo de reciclagem.

Para o armazenamento seguro, prefira garrafas plásticas ou frascos de vidro com tampas bem fechadas, garantindo que os recipientes estejam limpos e secos antes de colocar o óleo. Mantenha o recipiente em um local fresco e seco, afastado de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais, pois o óleo pode ser inflamável.

Endereços pontos de coleta:

Instituto Rizzo – Av. Cora Coralina, n. 242 – St. Sul, Goiânia (GO) – 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) – Rua 4, n.1054 – St. Central – Goiânia (GO).

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi