II Caminhada Ecológica do Rio Crixás e III Ecobike Rally movimentaram Santa Terezinha de Goiás no último final de semana

Você está visualizando atualmente II Caminhada Ecológica do Rio Crixás e III Ecobike Rally movimentaram Santa Terezinha de Goiás no último final de semana

Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Goiás, suas secretarias do Meio Ambiente, Educação e demais, no último final de semana, a II Caminhada Ecológica ao Rio Crixás, reuniu a comunidade local em ação de Educação Ambiental.

O evento iniciou-se com uma Aula de Educação Ambiental realizada em três partes e após, a caminhada ao Porto Náutico.

Na primeira parte foi apresentado síntese de artigo científico sobre o Rio Crixás demonstrando as alterações do nível da água, no período 2000/2017, estudo realizado em programa de Mestrado da PUC-GO.

Foi reafirmado  o compromisso da PIKI GO! com o Projeto “Águas da Vida”, que tem o objetivo de dedicar 30 anos à recuperação e proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Crixás.

Na segunda parte do evento, o Técnico Ambiental Marcos Francisco/SEMAD falou sobre legislação e gestão de recursos hídricos. Finalizando na terceira etapa, o Gerente de Desenvolvimento Sustentável Usiel Cabral/SEMAD, ex-vereador da cidade, falou sobre os desafios do meio ambiente local e os 17 ODS – Agenda 2030 da ONU.

Participaram mais de 300 alunos da rede municipal estimulados ao desafio de elaborar uma redação Rio Crixás com tema livre e a comunidade local.

III ECOBIKE RALLY SANTA TEREZINHA DE GOIÁS

Aconteceu neste último domingo, dia (20/10) o III ECOBIKE RALLY ST 2019, na cidade de Santa Terezinha De Goiás, com a participação de mais de 300 ciclistas de todo o Estado, evento comemorativo anual em razão do aniversário da cidade, realizado com o apoio da PIKI GO! co-criadora do MOVIMENTO ECOBIKE na região, juntamente com os irmãos Usiel e Maurício Cabral e os principais ciclistas de Santa Terezinha de Goiás.

O Movimento ECOBIKE chama atenção para a gestão dos Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos, alertando sobre as mudanças climáticas e a crise hídrica. A camiseta apresenta temas diferentes ano a ano, porém, mantém a frase que melhor caracteriza o Movimento Ecobike: “Se não formos nós, quem? Se não for agora, quando?”.

Neste ano, a PIKI GO! por meio do seu diretor Ubirajara Ferreira e o Gerente de Desenvolvimento Ambiental da SEMAD, ex-vereador Usiel Cabral lançaram a PATRULHA AMBIENTAL MIRIM, composta por seis jovens, que, coordenados pelo Técnico Ambiental Marcos Francisco/SEMAD e colaboradores da PIKI GO! realizaram o serviço de recolhimento do lixo gerado nas paradas para hidratação e os encontrados ao longo do percurso – foram mais de 400 kg recolhidos!

O III ECOBIKE RALLY ST se soma à II Caminhada Ecológica Rio Crixás para compor os eventos comemorativos do aniversário de emancipação do município (24/10/1963), incentiva a prática de esportes saudáveis como a caminhada e o ciclismo e, simultaneamente cumprem o papel de informar, alertar, criar consciência e posicionamento ecológico.
2020 tem mais! Conheçam e participem!

Sobre a PIKI GO!

A PIKI GO! reúne pessoas, propósitos e ideais. Dentro e ao redor. Juntos e misturados. Acredita em uma nova era “de gente elegante e sincera”, menos “extrativa” e mais “generativa”, de Goiás, do Distrito Federal, do Mato Grosso, do Tocantins, do Maranhão, da Bahia, de Rondônia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e outras localidades do Brasil e do mundo.

PIKI GO! é de Goiânia, de Goiás, de vamos – pra frente e pra cima! Mas sem pisar no outro, compartilhando, respeitando e recuperando o meio ambiente, especialmente o Cerrado Goiano, seus rios, afluentes e nascentes.

Com informações do Hora Extra