A melhora no cenário da pandemia de Covid-19 e a flexibilização das atividades por parte dos governos locais aceleraram a procura do setor hoteleiro por grupos geradores que garantam autonomia energética e assegurem a disponibilidade do sistema de geração de energia em cidades litorâneas do Nordeste, já prevendo um aumento da demanda com a chegada do verão e das festas de fim de ano.
Para isso, a Stemac, especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, tem ampliado seu leque de serviços, oferecendo soluções customizadas eficazes e imediatas, com ótima relação custo-benefício, para garantir o pleno funcionamento das atividades durante 24 horas.
“Mas é importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termoelétrica. Só assim poderemos diminuir o custo total da produção de energia”, explica Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.
Com o aumento da demanda por grupos geradores, no entanto, a preocupação hoje é com a escassez de insumos, que a indústria em geral vem sofrendo. “A falta de semicondutores, que afeta a fabricação de insumos essenciais para o grupo gerador, é um desafio a ser vencido”, destaca Marques.
Para isso, a empresa montou um plano de contingência com a cadeia de fornecedores e trabalha em conjunto os maiores players mundiais para não deixar o problema chegar até o mercado brasileiro, mantendo capacidade de entrega garantida para este ano.
Movidos a diesel ou a gás, os grupos geradores da Stemac entram como “back-up” no fornecimento de energia, garantindo, assim, autonomia energética às empresas, condomínios, hotéis e prestadoras de serviços essenciais.
É o caso da linha Minigen, disponível em 24 e 32 kVA. A solução é compacta e silenciosa não requer obras de instalação, sendo a opção ideal para proteger empresas ou condomínios de quedas ou grandes períodos de falta de energia, pois tem autonomia para fornecimento de energia por até cinco horas, sem necessidade de reabastecimento.
Já para cargas críticas, em locais onde é imprescindível a alimentação de energia contínua e ininterrupta, a linha Duogen torna-se uma opção segura e moderna, pois conta com dois grupos geradores em um mesmo container, proporcionando maior flexibilidade, funcionando um como emergência do outro, ou em paralelo, compondo uma geração de 1000kVA a 1500kVA.
Entre os grupos geradores a gás, as linhas foram projetadas pensando na praticidade e na segurança. Todos os equipamentos fabricados pela Stemac podem ser controlados manualmente ou de forma automática, permitindo a alternância dos principais parâmetros e grandezas elétricas.
“Desenvolvemos diversos sistemas de controle e proteção que tornam a usabilidade mais eficaz, além de auxiliar o cliente na redução do consumo energético”, complementa Marques.
O Vice-Presidente ressalta que os geradores a gás funcionam com diversos tipos de gases, como o natural ou o gás de aterro sanitário e tratamento de efluentes, por exemplo, sendo de grande confiabilidade e com baixas emissões atmosféricas.
Sistemas de monitoramento e controle
As soluções em sistemas de geração de energia da Stemac de baixa e média tensão foram criadas com tecnologia avançada, que incluem controles microprocessados integrados.
Empresas das mais diversas modalidades poderão optar pelo STR (Sistema de Transferência em Rampa), cuja tecnologia atua para garantir utilização em horário de pico, sem riscos de interrupção de energia; ou pelo PPR (Paralelismo Permanente com a Rede), para garantir que a manutenção da demanda não exceda o valor definido.
Entre as principais inovações do setor, a Stemac destaca o investimento em aplicativos de supervisão e sistemas de controle dos grupos de geradores, facilitando a monitoração de grandezas elétricas e térmicas.
As ferramentas mais modernas podem ser utilizadas em dispositivos diversos, até mesmo em tablets e smartphones, permitindo controle em tempo real. Além dessas vantagens, os sistemas desenvolvidos pela companhia realizam o mapeamento com locais estáticos e criam alertas automáticos, ampliando a segurança.
Marques destaca ainda que tais recursos são constantemente atualizados no sentido de acompanhar as diferentes demandas do mercado.
“Todos os sistemas desenvolvidos na Stemac são frutos do investimento contínuo em tecnologia e da busca constante pelo aperfeiçoamento ao longo dos 70 anos da empresa, tendo em mente as necessidades particulares de cada cliente”, finaliza.
Sobre a Stemac
Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento.
Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.
A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.