Fibra óptica leva internet de qualidade para o interior de Goiás

Você está visualizando atualmente Fibra óptica leva internet de qualidade para o interior de Goiás
Opyt, provedora de internet genuinamente goiana, tem mais de 4 mil km de fibra óptica instalados (Divulgação)

Com a demanda trazida pela pandemia, de continuar trabalhando, estudando e até se comunicando com outras pessoas, o acesso à internet se tornou fundamental para quase todo mundo. Mas a necessidade de se conectar esbarrou em um problema comum em muitos locais do país: a má qualidade do sinal de internet, principalmente em cidades de pequeno porte. Uma solução para esse problema foi a contratação do serviço de internet por fibra óptica.  

O Brasil tem mais de 152 milhões de usuários de internet, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020 do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), mas apenas 20 milhões contam com o serviço de fibra óptica (2021), sendo que o número de municípios com presença de fibra óptica chega hoje a 3.589, representando 64,4% do total, de acordo com a Anatel.

As vantagens da fibra óptica vão além do aumento da velocidade. Um ponto significante é a confiabilidade. Esse tipo de conexão não sofre interferência de acordo com o número de conectados, em horário de pico, por exemplo. 

 “Com menos interferências associadas às fibras ópticas em relação a outras opções de internet, o sinal não sofre interferência direta de fenômenos naturais, além da entrega de maior velocidade de transmissão de dados, ou seja, a pessoa conectada possui maior estabilidade e uma conexão segura de ponta a ponta”, explica Mário Leal, relações públicas da Opyt, empresa provedora de internet.

A internet por fibra óptica começou a se popularizar no Brasil 2017, mas apenas grandes centros tiveram acesso ao serviço no primeiro momento. Nascida em Goiás, a Opyt sempre teve como foco a democratização da fibra óptica no interior do estado. Em cinco anos de existência, já chegou a 13 cidades goianas, com a perspectiva de abertura em mais outros três municípios, ainda em 2022. Com o objetivo de alcançar os 50 mil clientes conectados este ano, a empresa já instalou quase quatro mil quilômetros de rede.

Com um projeto inovador, a empresa optou por investir em municípios como Inhumas, que não possuía nenhum tipo de serviço de fibra óptica.

“Valorizar o interior de Goiás é algo que faz parte da essência da Opyt, uma vez que nascemos em uma cidade do interior. Essa valorização está também em movimentar o comércio local e conectar vidas com a tecnologia da internet via fibra”, é o que afirma Mário Leal.  

Sobre a Opyt

A Opyt é um provedor de internet com sede em Inhumas, Goiás e, em cinco anos de operação, soma mais de 35 mil clientes, atuando em 13 cidades do estado, sendo elas: Inhumas, Itauçu, Trindade, Mara Rosa, Porangatu, Goiatuba, Buriti Alegre, Santa Tereza do Goiás, Petrolina de Goiás, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Acreúna. A próxima loja a ser inaugurada será em Goianésia.

Mais informações sobre a fibra óptica

A fibra óptica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscópicas, similares às de um fio de cabelo e é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades muito próximas à velocidade da luz. O sinal na Fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, o que torna a fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo. 

A velocidade de transmissão de dados por fibra óptica pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. Essa tecnologia permite carregar a informação digital ao longo de grandes distâncias. Isso torna a fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.