Energia solar fotovoltaica é oportunidade para redução de custos em pequenas empresas

Você está visualizando atualmente Energia solar fotovoltaica é oportunidade para redução de custos em pequenas empresas

O sol é um grande aliado dos setores produtivos na geração de energia de forma sustentável e, no Brasil, a energia solar fotovoltaica tem gerado benefícios para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). As vantagens vão desde redução de custos e ganho de competitividade até a ajuda com questões ambientais, sociais e de qualidade de vida.

De acordo com a primeira pesquisa nacional sobre Energia Solar Fotovoltaica e os Pequenos Negócios, 83,9% dos empresários reduziram os gastos com energia elétrica e mais da metade (60%) pretende investir em energias renováveis, sendo que 47,5% aponta a fonte solar fotovoltaica.

A pesquisa foi realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Fundação Seade. Ao todo, foram ouvidos 3.199 empresários de ME e EPP.

Carlos Bouhid, diretor da Dusol Engenharia Sustentável (Arquivo pessoal)

Segundo Carlos Bouhid, diretor da Dusol Engenharia Sustentável, empresa goiana que atua no desenvolvimento de projetos, instalações e consultoria para soluções de geração de energia limpa e renovável, a quantidade de micro e pequenas empresas que investiram em energia solar é pequena perto do potencial do mercado. Os números comprovam a percepção de Bouhid, apenas 0,1% das ME e das EPP entrevistadas pelo estudo instalaram o sistema de geração distribuída solar fotovoltaica.

A economia depende do consumo e do tipo de conexão do usuário (mono, bi ou trifásico), mas a redução de gastos é imediata e em certos casos pode chegar até 95%, afirma o diretor da Dusol. “Há um potencial enorme para expansão do uso da energia solar fovoltaica no Brasil por meio dos pequenos negócios, desde que superados os principais obstáculos: a falta de informação e recursos para investimento”, finaliza.