Empresas de Goiânia oferecem estágio como porta de contratação

Você está visualizando atualmente Empresas de Goiânia oferecem estágio como porta de contratação

No primeiro trimestre de 2019, o número de estagiários no país cresceu 23,8%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, chegando à marca de 576.983 postos, segundo pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O estágio prepara os estudantes para a iniciação no mercado de trabalho, complementando o aprendizado da sala de aula com vivência prática da profissão escolhida. É ainda uma porta de entrada para algumas empresas, já que o índice de contratação entre os aprendizes, é de 25%.

A engenheira civil Lyvia Mendonça atua há 13 anos na mesma empresa. Hoje gerente de incorporação da EBM Desenvolvimento Imobiliário, ela iniciou sua trajetória por meio de estágio. “A forma como a empresa desenvolve o estagiário por vários departamentos, me proporcionou conhecimento em diferentes que me deram segurança na profissão e embasamento, complementando o que aprendi na faculdade”, acredita a profissional, que já esteve à frente dos cargos de analista de desenvolvimento de produtos, analista e coordenadora de engenharia, em seguida gerente de desenvolvimento de produtos e inteligência de mercado antes de chegar ao cargo atual. “Eles observam a potencial de cada um, possibilitam capacitação e orientam para as funções”, complementa, a profissional.

Procurando incentivar e capacitar novos talentos, a EBM mantém desde 2016 o programa Start, com a vertente de contratação de estagiários que atuam em todas as áreas da empresa até chegar ao momento da efetivação. “É como um programa de trainee, por meio do qual os estagiários conseguem uma visão macro da incorporadora, tendo conhecimento em todas áreas, independente da área de atuação”, comenta Ademar.

Recentemente, a EBM teve dois colaboradores, Marcos Túlio e Victor Camilo, que iniciaram sua trajetória profissional como estagiários na incorporadora, e hoje ocupam os cargos de analista de novos negócios e assistente de processos da empresa respectivamente, foram vencedores do Prêmio TCC Empreendedor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG.

Marcos estagiou por dois anos na incorporadora, primeiramente na área de incorporação, em seguida foi para a área de inteligência de mercado, indo a seguir para a área de novos negócios. “Tudo que eu sei hoje foi aprendido durante o estágio com os meus gestores. A EBM tem uma cultura de ensinar que é fundamental para o crescimento tanto profissional quanto pessoal”, diz ele. Já Victor comenta que foi efetivado após seis meses como estagiário na incorporadora. “A EBM me incentivou com o reconhecimento dos meus resultados, uma união do reconhecimento dos bons resultados alcançados apresentados e a vontade de se destacar”, garante.

Postura Premiada

Igualmente reconhecida por investir na carreira de seus funcionários, a Opus Incorporadora recebeu, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Great Pleace to Work, um dos mais importantes na avaliação da conduta de uma empresa. O engenheiro civil Wallace Alves Pereira, 27 anos, ingressou na incorporadora como estagiário aos 21 anos, e hoje é gestor de obras na empresa. Selecionado por meio de processo seletivo, o engenheiro estagiou por seis meses, foi efetivado para assistente de engenharia e, depois de graduado, contratado como engenheiro trainee. Após um período de experiência, passou para o cargo de engenheiro civil e, em seguida, gestor de obras.

“O estágio foi fundamental para que eu chegasse à função que exerço hoje. A Opus me incentivou a crescer de diversas formas, sobretudo por meio de treinamentos focados no desenvolvimento profissional e pessoal, o que me ajudou a melhorar e aprender cada vez mais”, destaca. Além de treinamentos constantes, a incorporadora também tem programa de incentivo à formação, por meio do qual subsidia até 50% da mensalidade de cursos de graduação, pós-graduação e MBA de seus funcionários. A Opus tem, hoje, 17 estagiários nas áreas de arquitetura, engenharia civil, administração de empresas e engenharia de software.