Empresa goiana inova no tratamento de doenças parasitárias de pets

Você está visualizando atualmente Empresa goiana inova no tratamento de doenças parasitárias de pets
Multipet foi desenvolvido por empresa encubada no Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG (Divulgação)

O Multipet™ é um antiparasitário para tratamento de carrapatos, pulgas e vermes. É Multi por tratar diferentes parasitoses, e é Multipet™ por tratar diferentes espécies animais, e não somente cães, mas também gatos, aves, coelhos, hamsters, etc.

O medicamento nasceu do ideal de Luciana Rodovalho, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, em tratar animais de estimação de uma maneira mais adequada, fácil de administrar, que não causasse efeitos colaterais ou resíduos ambientais.

Para que a ideia virasse produto, foi preciso buscar apoio e investimentos em forma de recursos subvencionados. E foi do Programa Centelha, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), que o protótipo pode sair da bancada e ser escalonado industrialmente.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Goiás. A iniciativa é promovida pelo MCTI em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Em Goiás, é executado pela FAPEG.

A empresa foi criada e incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/ UFG), que fornece capacitações, recursos administrativos e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Sua diretora, Luciana Rodovalho, foi ganhadora do Prêmio Mulheres Inovadoras da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com o projeto do Multipet para Endo e Ecto Parasitas.

Atualmente, a empresa participa do programa de aceleração para exportação PEIEX/ APEx Brasil, e busca aprovação junto ao projeto Inova Export da FAPEG para a internacionalização do produto. A Multipet™ já participa do Sebrae Like a Boss, que trabalhará a preparação para internacionalização de Startups, por meio da capacitação de empreendedores e da conexão de negócios e oportunidades, para introduzirem suas ideias, projetos e negócios inovadores no mercado de forma consistente e global.

O medicamento já está disponível para venda desde 2021 e pode ser encontrado nos melhores pet shops do Estado, além de por e-commerce, site e instagram.