É amanhã (4): Palestra apresenta oportunidades para empresários goianos no Canadá

No momento você está vendo É amanhã (4): Palestra apresenta oportunidades para empresários goianos no Canadá
Divulgação

Empresários que buscam opções de internacionalização de seus negócios, de maneira a exportar produtos e serviços, poderão participar de uma palestra gratuita no dia 4 de julho, às 18h30, na sede da Acieg, em Goiânia (GO), para entender mais sobre as relações comerciais entre Brasil e Canadá. A capacitação é realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), Federação das Associações (Faciest) e Governo de Goiás, dentro das ações preparatórias para a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada no mês de agosto, na capital goiana. As inscrições para a palestra sobre as relações comerciais Brasil – Canadá são limitadas e podem ser feitas pelo formulário.

A palestra sobre as relações comerciais Brasil-Canadá será ministrada pelo empresário Arminio Calonga Júnior, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que atua desde 2008 na instituição como responsável pela área de desenvolvimento de negócios por meio de missões, feiras, eventos e estudos com o objetivo de fomentar as relações entre os países. Durante o evento, serão esclarecidos pontos como as relações comerciais Brasil x Canadá, com um recorte do Estado de Goiás; setores potenciais, tanto para quem quer exportar, quanto importar; internacionalização no Canadá para além das exportações; pesquisa, desenvolvimento e inovação: como uma empresa brasileira pode se beneficiar do ecossistema canadense; hubs de acesso ao Canadá.

O evento também contará com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. Ele é mestre em Políticas Públicas por Harvard, com formação executiva em Integridade e Valores em Governo por Oxford. É o Coordenador do Pacto Goiás pela Inovação, que reúne mais de 70 entidades, e também atuou por dois anos na Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, marcada pelo uso de tecnologia de ponta e inteligência de dados na geração de resultados.

“O Canadá é um país muito estratégico para os empresários brasileiros, pois temos uma relação de longa data na comercialização de produtos entre os países. Este evento é uma boa oportunidade para micro e pequenos empresários entenderem melhor sobre os interesses comerciais e as possibilidades de negócios”, explica o presidente da Acieg, Rubens Fileti. “Como essa capacitação é feita previamente, quando chegarmos à Ficomex, temos a certeza que poderemos fazer negócios assertivos e que beneficiem a todos”, complementa.

Relações comerciais Brasil – Canadá

Em 2023, segundo dados da plataforma Comex Stat do Governo Federal, o Brasil exportou 339,7 bilhões de dólares (Valor FOB), dos quais U$ 5,8 bilhões foram para o Canadá. O país foi o décimo maior comprador de produtos brasileiros, representando 1,7% de participação nas exportações nacionais (crescimento de 7,0% em relação ao ano anterior). Entre os produtos comercializados nacionalmente para o Canadá aparecem ouro (28% do total exportado), alumina – óxido de alumínio (21%), aeronaves e outros equipamentos (12%), açúcares e melaços (11%), além de itens como produtos primários de ferro ou aço, equipamentos de engenharia civil, minérios de alumínio e níquel, café, frutas e nozes.

“Quando fazemos o recorte para Goiás, por exemplo, dos US$ 13,9 bilhões exportados pelo Estado em 2023, um total de US$ 48,7 milhões foi em exportações para o Canadá. Foi o décimo estado que mais exportou para o País no último ano e temos muitas oportunidades de ampliar essa relação”, analisa o presidente da Acieg, Rubens Fileti. Entre os itens exportados pelo Estado para o Canadá, em 2023, aparecem minérios, açúcares, café, motores, peças e acessórios, miúdos de animais, partes de aviões e máquinas, entre outros.

“Se analisarmos só os produtos do nosso agronegócio, que é bem forte no nosso Estado, exportamos produtos do complexo sucroalcooleiro, carnes, café, frutas etc. Mas também existem equipamentos industrializados, componentes de peças, minérios e produtos químicos. Há um mundo de oportunidades que podem ser exploradas e ampliadas, fazendo nossas exportações aumentarem. E tudo isso focado para que negócios sejam realizados na nossa Ficomex, em agosto”, finaliza Fileti.

Ficomex

A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.

Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. 

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público .A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás, Consórcio Brasil Central, Apex Brasil e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

SERVIÇO: Palestra sobre as relações comerciais Brasil – Canadá

Data: 04 de julho de 2024
Horário: 18h30
Local: Acieg (Rua 14, nº 50 – Setor Oeste – Goiânia – Goiás)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflEk9UbNFWqJo7i8qUDC5t29oDEhtsxKs6xYjB7z7O3Oq9Ag/viewform

Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)

Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás
Mais informações: ficomex.acieg.com.br

_________________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário