Diogo Mafia toma posse como diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br

Você está visualizando atualmente Diogo Mafia toma posse como diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br
Divulgação

A maior cooperativa de crédito de Goiás, que figura entre as cinco maiores do Sistema Sicoob no Brasil, empossou um novo diretor-presidente. A solenidade de posse do médico e empresário Diogo Mafia aconteceu no dia 19 de outubro, na sede da cooperativa financeira, em Goiânia, e reuniu instituições parceiras ligadas ao cooperativismo e autoridades políticas, como o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

Eleito por unanimidade, o líder de 39 anos vai conduzir a transição geracional, já colecionando bastante vivência dentro do universo cooperativista. Sócio de um dos maiores hospitais de oftalmologia goiano, VER Hospital de Olhos, o médico possui ampla experiência em gestão e coleciona no currículo especializações nas melhores escolas de negócios do mundo, incluindo a alemã ADG Business School an der Steinbeis-Hochschule e a canadense HEC Montréal, além das brasileiras Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas.

Seu antecessor, Raimundo Nonato, que assumiu como novo presidente do Conselho de Administração da Central Sicoob Uni, ressaltou a capacidade de gestão e o entrosamento do novo dirigente com os princípios do cooperativismo. Para ele, Diogo assume a liderança com o desafio de continuar o legado de excelência e ao mesmo tempo, buscar inovação para o futuro.

“Sigo apoiando a diretoria no Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br. Tenho certeza que a gestão do Diogo será um sucesso porque ele tem capacidade técnica, experiência e uma diretoria preparada, de altíssimo nível, além de conselheiros fiscais atentos, experientes e dedicados. Parabéns, Diogo, e parabéns para o cooperativismo que motiva a todos nós”, declarou.

O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Clidenor Gomes Filho, explicou como aconteceu o processo para escolha do novo dirigente. “Nós prezamos sempre por uma transição suave e uma mudança planejada, por isso contamos com quatro ex-presidentes na composição do Conselho. Ao Nonato, digo que ele poderá ostentar as glórias das realizações e suportar o peso do sucesso. Para o Diogo, sua maestria na execução do nosso projeto de expansão foi um dos qualificadores que fizeram com o que o Conselho o escolhesse para ser o novo diretor-presidente e, assim, consolidar esse ambicioso processo e também colher os resultados”, sublinhou.

Divulgação

Em seu discurso de posse, Diogo agradeceu aos familiares pelo apoio e aos mentores que fizeram parte de todo o processo, com a promessa de consolidar o processo de expansão, elevando o nível de satisfação dos cooperados, além de continuar se guiando pelos sete princípios do cooperativismo. “Hoje é um dia muito importante e marcante na minha vida. Recebo a honra e a responsabilidade de liderar uma cooperativa gigante em vários aspectos, mas principalmente, em propósito e história. Aos cooperados e à sociedade como um todo, a cooperativa se difere das corporações tradicionais, principalmente pelo seu impacto positivo e interesse pela comunidade. Reafirmamos, eu e os diretores, que a nossa gestão será pautada pelo propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Aos nossos cooperados, garantiremos uma cooperativa com rentabilidade, eficiência e segurança. À comunidade, manteremos firmes nossas ações de impacto cultural, ambiental e social”, pontuou.

Autoridades ressaltam a importância do cooperativismo

Ronaldo Caiado, que é um grande defensor do cooperativismo, lembrou da sua longeva atuação. “Fico feliz pelo cooperativismo ser hoje uma força concretizada em nosso país. Estamos conseguindo demonstrar que para ter uma economia saudável é preciso quebrar as estruturas de monopólio. O cooperativismo faz com que haja uma distribuição e, ao mesmo tempo, uma aplicação dentro da estrutura do próprio município e do próprio estado. Tenho certeza que o Diogo estará muito bem alicerçado em seu mandato. Que essa fase seja consolidada e perpetuada naquilo que vocês conseguiram construir durante todos esses anos de cooperativa”, reforçou o governador do estado de Goiás.

O presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada, agradeceu o apoio do governador ao cooperativismo e destacou a importância da posse da nova diretoria executiva do Sicoob UniCentro Br. “Eu fiz questão de estar aqui para testemunhar esse que é um momento histórico. A cooperativa está com 31 anos e está fazendo a sua sexta transição de presidência, que é histórica, de muito significado. Costumo dizer que o líder cooperativista não tem herdeiros, tem sucessores. E essa construção é um processo que exige muito, acontece de forma planejada, estruturada, cuidadosamente construída. E eu sou testemunha que essa cooperativa soube planejar esse momento”, afirmou.

O presidente do Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil – Goiás, Luis Alberto Pereira, parabenizou o novo dirigente e ressaltou a importância do Sicoob UniCentro Br para o país. “Essa cerimônia de posse tem dois significados especiais: o primeiro é essa renovação que o cooperativismo precisa fazer, como foi feita aqui, com planejamento e coerência. O segundo, é a cerimônia ser realizada no mesmo dia em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Eu desejo ao Diogo que ele continue trilhando um caminho de sucesso dessa pujante cooperativa, uma das maiores cooperativas de crédito do país e a maior do estado”, arrematou.

Sobre o Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 6,9 bilhões de ativos e conta com mais de 112 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.