Cooperativismo: Conheça ações de impacto social do Sicoob UniCentro Br

Você está visualizando atualmente Cooperativismo: Conheça ações de impacto social do Sicoob UniCentro Br
Prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás (IHGG) (Divulgação)

No primeiro sábado do mês julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma celebração anual que marca não somente o movimento cooperativo, como toda a comunidade envolvida nas iniciativas implementadas pelo modelo, que tem como marca princípios que atingem toda a sociedade. Segundo o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o número de iniciativas realizadas em prol do Dia de Cooperar (Dia C), ao longo de 2023, registrou um aumento de 17% quando comparado ao ano anterior. A campanha 2024 começou em fevereiro e a expectativa é de que neste novo ciclo, o cooperativismo possa ampliar ainda mais o impacto positivo nas comunidades brasileiras.

Com atuação de destaque, o Sicoob UniCentro Br tem implementado, não somente no Dia C – que, neste ano, foi celebrado no último dia 6 (sábado) –, diversas ações que impactam as comunidades nas quais está inserido, nos segmentos cultural, social e sustentável. Para o diretor de relacionamento e inovação da cooperativa financeira, José Umberto Vaz de Siqueira, as iniciativas não somente integram o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, mas permitem que seja possível transformar a realidade das pessoas. “Uma ação isolada não gera mudança de vida, por isso é tão importante continuar coletivamente, seja ajudando na educação e nos âmbitos cultural, social ou ambiental”, atesta. Dentre as ações implementadas ao longo do ano, o Sicoob UniCentro Br destaca oito projetos que têm transformado a vida de milhares de pessoas. Conheça.

Restauração do IHGG

No segmento cultural, a restauração do prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás (IHGG) – cuja sede fica em um tradicional prédio localizado na Praça Cívica, no centro de Goiânia, conhecida pelo nome Casa Rosada – é um dos projetos destaques apoiados pelo Sicoob UniCentro Br. O IHGG é uma entidade que abriga os principais itens e documentos da memória regional do Estado de Goiás e, em 2022, sua sede passou por um processo de restauração, com o apoio da cooperativa financeira. A revitalização foi capitaneada pelo então diretor de relacionamento e inovação da cooperativa, Diogo Mafia – hoje diretor-presidente da instituição – que, movido pelo desejo de preservar esse importante espaço histórico e cultural de Goiás, foi um dos idealizadores do projeto.

O diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, e o presidente do IHGG, Jales Mendonça (Crédito: Divulgação)

Diogo, que se declara grande admirador da arquitetura e design do prédio, relatou que se incomodava com a estética da fachada que impedia a visibilidade da beleza do local, e então propôs ao presidente da entidade, Jales Mendonça, a reforma do cartão postal goiano e a instalação de uma agência da cooperativa no prédio. Com o incentivo da instituição financeira, o prédio, erguido em três lotes doados pelo Governo do Estado a 200 metros do Palácio das Esmeraldas, passou a contar ainda com o espaço de convivência Café Brasileira Leo Lynce – atualmente um ponto de encontro de intelectuais goianos.

Edital do Instituto Cultural

Com o intuito de estimular o setor cultural em Goiás, o Sicoob UniCentro Br também oferece o fomento a expressões artísticas e culturais. Por meio de edital de seu Instituto Cultural – cujas inscrições são gratuitas –, são selecionados projetos de pesquisas históricas, de ações e atividades culturais ou educativas direcionadas à comunidade estudantil, de produção ou realização de espetáculos artísticos e de apoio a ações de recuperação ou edição de arquivos e documentos do patrimônio cultural. Os projetos aprovados recebem patrocínio em suas execuções ao longo do ano.

Prêmio Nacional de Poesia

Ainda para valorizar as manifestações culturais da sociedade, em especial, o lado artístico de seus cooperados, o Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, em parceria com a Academia Goiana de Letras (AGL), também realiza anualmente o Prêmio Nacional de Poesia. Neste concurso, cada participante inscreve um poema, com tema livre, que tenha até duas laudas, composto em língua portuguesa e inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em quaisquer tipos de mídia como livro, jornal, revista, antologia ou redes sociais. Em 2024, o projeto chegou à sua 4ª edição e terá seus vencedores contemplados no dia 12 de agosto. Os três primeiros colocados recebem prêmio em dinheiro, além de terem seus poemas publicados na Revista Cultural Sicoob UniCentro Br.

Exposição Amaury Menezes

Com o objetivo de promover os princípios quinto (Educação, Formação e Informação) e sétimo (Interesse Pela Comunidade) do cooperativismo, o Sicoob UniCentro Br também apoia a divulgação de trabalhos de renomados artistas. Nesse contexto, a partir do dia 16 de julho, agências da cooperativa em Goiânia contarão com a Exposição Amaury Menezes, do artista plástico homônimo. O pintor e desenhista goiano de 94 anos é um nome de destaque na amplificação à visibilidade da arte do estado, com suas representações urbanas e cotidianas. Além disso, o artista é um importante parceiro do Sicoob UniCentro Br, ao colaborar com a produção de diversas ilustrações personalizadas que ajudam a traduzir as mensagens que a Revista Sicoob Cultura deseja transmitir.

Cine-Debate

Com o intuito de promover discussões sobre a importância da humanização no atendimento de saúde por meio de grandes obras da sétima arte, o Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br realiza o projeto Cine-Debate: Saúde e Sociedade no Cinema. A temporada anual se inicia em abril e vai até novembro com a exibição de um filme às primeiras segundas-feiras de cada mês, no auditório do Sicoob UniCentro Br, seguida de debate mediado pelo professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lisandro Nogueira, e pelo médico, coordenador do Instituto e professor da Faculdade de Medicina da UFG, Fernando Cupertino. O projeto tem entrada gratuita e se destina a estudantes e profissionais da área da saúde que terão a oportunidade de vivenciar debates, num ambiente de cinema, além da obtenção de certificado de horas extracurriculares e sorteios de prêmios.

Festa Junina: coleta seletiva e solidariedade

Em 2024, o tradicional Arraiá do Sicoob UniCentro Br chegou à sua 16ª edição com uma novidade: foi dado início a um projeto de destinação correta de materiais recicláveis, com a coleta seletiva de alguns resíduos gerados na festa, como o vidro e o papelão, por meio de uma parceria com a cooperativa Goiânia Viva e EuReciclo (empresa que atua no mercado de reciclagem e gestão de resíduos). Foram mais de 470 Kg de vidro e 50 Kg de papelão recolhidos e enviados aos parceiros, ação que fortalece os três pilares da sustentabilidade praticada pelo Sicoob UniCentro Br: o ambiental, o social e o econômico. No eixo ambiental, a destinação correta do vidro permite a circularidade desse material; no âmbito social, acidentes graves na coleta de lixo comum são evitados e é aumentada a vida útil dos aterros; e, por fim, no pilar econômico, a venda do vidro gera renda extra aos cooperados.

Outro ponto importante relacionado à festividade junina foi a doação de todo o valor arrecadado com a bilheteria do evento para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – entidade sem fins lucrativos que proporciona dignidade e respeito ao investir na cidadania por meio de programas sociais.

Cooperativa Solidária

A Cooperativa Solidária é uma campanha que tem o intuito de incentivar o voluntariado e colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. A iniciativa já é tradicional na cooperativa financeira e consiste no recolhimento de materiais escolares e na captação de recursos financeiros que serão revertidas em cestas básicas para entidades sem fins lucrativos. Em 2023, além das doações dos mais de 7 mil itens escolares, foram arrecadados R$ 813.667,50 por meio da doação dos cooperados e comunidade em geral. Com o aporte de 100% realizado pelo Sicoob UniCentro Br, totalizaram-se R$ 1.627.335 a serem destinados a instituições sociais ao longo de 2024.

Dia de Cooperar

Realizado no Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, o Dia C é um evento que envolve diversas cooperativas, com foco também no princípio da intercooperação. Nesta data, diversas ações são realizadas pelas instituições em prol da comunidade. Neste ano, foi realizado no dia 6 de julho, no Jardim Botânico. O Sicoob UniCentro Br participou com a doação de mudas de hortaliças e livros da Coleção Financinhas (material de educação financeira infantil produzido pelo Instituto Sicoob). Com foco nas crianças, também houve distribuição de balões, túnel da alegria, entrega de algodão doce e contação de histórias com o personagem Zé do Conto. Em parceria com o Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas Brasileiras de Goiás), houve ainda exibição do filme Sementes Coop e, com a intercooperação com Unimed Goiânia, as instituições doaram 40 óculos a pacientes do SESI.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e sua esposa, Tania Moraes Pereira (à esquerda); o superintendente de cooperativismo e sustentabilidade do Sicoob UniCentro Br, David Caldas, e o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado (à direita). (Crédito: Daniel Barros)

Parque Solar

Em uma iniciativa inédita, o Sicoob UniCentro Br inaugurou, em 2023, o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil – segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A – para atender à demanda elétrica da instituição. Segundo o diretor-presidente da instituição, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento abastece apenas as 25 agências localizadas no estado de Goiás, mas está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira. No cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, a cooperativa realizou um marco importante dentro das pautas ESG (acrônimo de Enviromental, Social e Governance, em tradução livre: Meio Ambiente, Sociedade e Governança) com o projeto.

Sobre o Sicoob UniCentro Br 

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, administra mais de 7,2 bilhões de ativos e conta com mais de 129 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

_______________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi