Chapada Week começa na sexta (8) com descontos de até 50% e compromisso com o turismo sustentável

Você está visualizando atualmente Chapada Week começa na sexta (8) com descontos de até 50% e compromisso com o turismo sustentável
Lago Serra da Mesa - Dilvugação Associação Veadeiros - Foto Rancho da Ni

A edição de 2024 da Chapada Week promete ser um marco no calendário turístico da Chapada dos Veadeiros, trazendo expectativas elevadas para o aquecimento do mercado durante a baixa temporada. Com descontos que chegam a 50%, o evento se estabelece como uma iniciativa estratégica para atrair visitantes entre os dias 8 e 19 de março, oferecendo uma oportunidade única para explorar as belezas naturais da região com vantagens econômicas consideráveis. 

Reconhecida por sua eficácia em dinamizar o turismo local, a Chapada Week entra em sua terceira edição, consolidando-se como um vetor importante de desenvolvimento econômico e de promoção das riquezas naturais desse patrimônio mundial da Unesco.

Abertura oficial

Na sexta-feira (08/03), um evento especial marcará a abertura oficial da Chapada Week, que pelo terceiro ano consecutivo, celebra a cultura, a natureza e a aventura que a Chapada dos Veadeiros tem a oferecer. O jantar acontece na 1° risoteria do Brasil,  a Santo Cerrado, que fica em São Jorge. A ocasião vai  reunir os participantes dos 5 municípios participantes: São João D’aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante. 

De acordo com a organização do evento, o objetivo é promover a união dos agentes do turismo regional. A casa também estará aberta a visitantes e a noite especial também irá celebrar o dia da mulher. 

A Associação Veadeiros, organizadora do festival, reafirma seu compromisso com a promoção da sustentabilidade e a conservação ambiental. A iniciativa é vista como uma alavanca para o turismo consciente, que equilibra o desenvolvimento econômico local com a preservação de um dos ecossistemas mais importantes do Brasil. 

O presidente da associação, Lauro Jurgeaitis, expressa seu entusiasmo: “É uma honra dar as boas-vindas aos participantes da Chapada Week, apresentando nosso evento como um ponto de encontro essencial para os amantes da natureza, e 

A Chapada Week 2024 na Chapada dos Veadeiros promete ser um evento excepcional para entusiastas do turismo e da natureza. Durante essa semana especial, os visitantes podem esperar descontos significativos em várias atrações, hospedagens e serviços, incluindo acesso a cachoeiras espetaculares, trilhas e beleza natural ímpar que a região oferece.

Para a Chapada Week 2024, os organizadores enfatizam a importância dos guias locais, que não só asseguram a segurança dos turistas mas também enriquecem a experiência dos visitantes com seus conhecimentos sobre a história, a cultura e a ecologia da região. Este evento se apresenta como uma oportunidade imperdível para explorar este patrimônio natural com o benefício de descontos atraentes, promovendo ao mesmo tempo o turismo sustentável e a conservação ambiental.

Segundo o presidente da Associação Veadeiros, o evento é  uma oportunidade única para os turistas explorarem a riqueza natural da Chapada dos Veadeiros com preços especiais. “Estamos comprometidos em garantir que todos possam desfrutar da magia deste lugar de maneira segura e acessível”, destaca Lauro ao explicar que, por este motivo, foram incluídos  guias de agências e operadoras de turismo nos pacotes com descontos. ” É muito importante, já que eles garantem passeios seguros”, finaliza. 

A Chapada dos Veadeiros 

A Chapada dos Veadeiros é reconhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes, com uma série de cachoeiras, como as Almécegas, Raizama, São Bento, e muitas outras, que variam em altura de 80 a 120 metros, além da esplêndida Cachoeira do Label com 187 metros. A área é conhecida por sua biodiversidade rica, abrigando espécies ameaçadas como o veado-campeiro e o lobo-guará, além de ser um refúgio para aventureiros e amantes da natureza procurando por experiências autênticas em meio a um dos cenários mais exuberantes do Brasil.

A geografia do parque inclui formações rochosas antigas, com uma variedade de cristais de quartzo que atraem tanto terapeutas quanto amantes da natureza devido às suas supostas energias curativas. Com altitudes que variam entre 600 e 1691 metros, a Chapada dos Veadeiros oferece não apenas vistas espetaculares, mas também uma experiência única de contato com o cerrado brasileiro em sua forma mais pura.

Ele destaca que a  Chapada Week se posiciona, portanto, como uma vitrine para a região, atraindo não apenas turistas em busca de lazer, mas também aqueles interessados em experiências autênticas que promovem a interação harmoniosa com o ambiente, beneficiando todos os envolvidos, desde pequenos empreendedores locais até os visitantes, que retornam para casa com memórias inesquecíveis e uma nova perspectiva sobre a importância da conservação ambiental.

Saiba mais sobre a Chapada Week

Além da sua beleza natural, a Chapada dos Veadeiros tem uma conexão cultural significativa através das comunidades Kalunga, descendentes de escravos africanos que encontraram refúgio na região. Essas comunidades hoje participam ativamente do turismo, oferecendo uma rica troca cultural para os visitantes.

O destino é famoso por suas impressionantes cachoeiras, trilhas desafiadoras, formações rochosas únicas e rica biodiversidade. Entre os principais atrativos, destacam-se:

1. Vale da Lua: Conhecido por suas formações rochosas que lembram a superfície lunar, o Vale da Lua é um dos pontos mais fotogênicos e visitados da Chapada. As piscinas naturais formadas pelas rochas esculpidas pela água são perfeitas para um mergulho refrescante.

2. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Este parque, Patrimônio Mundial da UNESCO, abriga uma diversidade incrível de espécies de plantas e animais, algumas das quais são endêmicas da região. As trilhas do parque levam a cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira dos Saltos e a Cachoeira Carioquinhas.

3. Cachoeira do Cordovil: Localizada na estrada GO-239, entre Alto Paraíso e a vila de São Jorge, esta cachoeira dentro do Santuário Volta da Serra, é considerada uma das mais lindas no período das águas. Na fazenda ainda é possível experimentar o café e o mel produzidos ali.

4. Mirante da Janela: Oferecendo uma das vistas mais espetaculares do Parque Nacional, especialmente ao pôr do sol, o Mirante da Janela permite uma visão privilegiada do Salto do Rio Preto.

5. Almécegas I e II: Duas magníficas cachoeiras localizadas na Fazenda São Bento. Almécegas I, com sua queda imponente, é ideal para os amantes de aventura, enquanto Almécegas II, com suas piscinas naturais, é perfeita para relaxar.

6. Cachoeira do Label: Considera uma das mais altas do país, com 187 metros, possui a maior queda da Chapada dos Veadeiros. Uma imponente vista para aqueles que buscam uma paisagem impressionante.

7. Santuário do Raizama: Proporciona passeio com vista entre os cânions do rio São Miguel e um belo passeio que leva a uma bela hidromassagem natural com cachoeirinha do Rio Raizama.

8. Fazenda Touro Bravo: Com lindo campo para camping e com cachoeiras calmas e mais privativas, localizada em Teresina de Goiás, este atrativo é o ideal para quem busca a paz e o sossego mais afastado da cidade e quer um bom almoço de roça.

9. Lago Serra da Mesa: Com água quentinha, e bem agradável, o lago é famoso para quem busca fazer os passeios de barco com vista incrível. Além da abundância de peixes e aves, o passeio é famoso para quem busca ver o pôr do sol. Com a água mais alcalina, você pode curtir a paisagem sem o incômodo dos mosquitos.

10. Praia das Pedras: Localizada em Colinas do Sul, o atrativo é um ótimo lugar para todas as idades. É possível remar de caiaque no rio Tocantizinho. O local conta com restaurante que serve comida caseira da região. Tem também bangalô e camping.

11. Caminho da Lua: Localizado a apenas 5,5 km de São Jorge e a 32 km de Alto Paraíso, o lugar vai surpreender você. Com apenas 200 metros de trilha e 132 degraus, você terá a oportunidade de se conectar com a natureza em seu estado mais puro.

12. Cachoeira dos Cristais: A apenas 8 km de Alto Paraíso, as Cristais é uma experiência familiar nível mais fácil que levam a poços e quedas d’água para banho. O lugar ainda oferece uma estrutura com área de restaurante, banheiros e decks de madeira para relaxamento.

13. Cachoeira do Segredo: Com sua beleza exuberante e acesso por uma trilha incrível, o Segredo é um tesouro escondido que encanta visitantes com a piscininhas cristalinas no meio do caminho e o cenário natural intocado.

Além dessas atrações, existem outras centenas de trilhas e cachoeiras e muitos lugares holísticos. A Chapada dos Veadeiros é reconhecida pela sua energia única, com muitos visitantes acreditando que a região possui um forte campo energético devido às grandes reservas de cristais de quartzo. Essa característica atrai também aqueles interessados em turismo místico e em busca de renovação espiritual.

O turismo na Chapada é marcado pela convivência harmoniosa com a natureza e pela promoção da sustentabilidade. Por isso, os visitantes são encorajados a respeitar o meio ambiente, seguindo práticas responsáveis durante sua estadia.

A região oferece uma vasta opção de hospedagens, desde campings e albergues a pousadas e hotéis de charme, muitos dos quais estão comprometidos com práticas ecológicas. Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante são as cidades de base para o turista nesta Chapada Week de 2024. São cerca de 30 hospedagens que participam nesta edição do festival. Veja a lista completa no www.chapadaweek.com.br

Como chegar? 

Para chegar na Chapada dos Veadeiros partindo de Brasília ou Goiânia, os visitantes têm várias opções. É possível ir de ônibus, carro ou contratar uma empresa que faça o translado e passeios.

Há operadoras de turismo que estão participando do Chapada Week 2024 que, além de organizar os passeios, também incluem o transporte do aeroporto ou rodoviária de Brasília até a Chapada. A Circuito Central, Guia na Trilha, Travessia Ecoturismo, Trilheiras na Estrada e Maitreya Ecoturismo estarão com ofertas especiais para o festival.

Para quem escolher ir de ônibus, a rodoviária interestadual de Brasília é o ponto de partida. Empresas como a Real Expresso e a Viação Planalto oferecem várias opções de horários para Alto Paraíso de Goiás e São Jorge. 

A viagem nesta modalidade dura aproximadamente de 3 a 4 horas. Para quem vem de fora, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek serve como ponto de entrada, de onde é possível alugar um carro ou pegar um ônibus para a Chapada

Saindo de Goiânia, a rota mais comum de carro é pela rodovia GO-070, passando por Itaberaí, e depois seguindo pela GO-118 até Alto Paraíso de Goiás, cobrindo uma distância de cerca de 420 km em aproximadamente 4 a 5 horas.

Quem preferir o transporte coletivo, os ônibus partem da Rodoviária de Goiânia para as principais cidades da Chapada dos Veadeiros, com viagens regulares oferecidas pela empresa Real Expresso, durando cerca de 5 a 6 horas.

Mais informações

Os turistas que quiserem saber mais sobre os participantes, valores e descontos oferecidos podem encontrar essas e mais informações na página oficial: www.chapadaweek.com.br e pelo Instagram nos perfis @chapadaweek e @visitveadeiros.

Serviço – 3ª Edição do Chapada Week

Associação Veadeiros
Site: www.visitveadeiros.com.br | www.chapadaweek.com.br

E-mail: visitveadeiros@gmail.com

Telefone: (61) 99997 8686