Cencosud Brasil tem trimestre marcado por aquisição e remodelações em suas lojas no país

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O trimestre também foi marcado por um importante evento na história da companhia. Após 10 anos desde a última aquisição, o Giga passou a fazer parte da Cencosud (Divulgação)

A Cencosud Brasil, um dos maiores grupos supermercadistas do país, ao qual pertencem as redes Bretas, GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Prezunic, SPID e, mais recentemente, Giga Atacado, fechou o segundo trimestre de 2022 com receita líquida consolidada de R$ 2,2 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$ 403 milhões no Atacado). É um aumento de 7,7% sobre o segundo trimestre de 2021 (2T21).

No período, as vendas nas mesmas lojas apresentaram um crescimento 6,5% quando comparadas ao 2T21, apesar da pressão inflacionária principalmente na área de alimentos e em menor extensão nas vendas de não alimentos, que também influenciaram a queda do poder de compra, bem como a base de comparação elevada.

O trimestre também foi marcado por um importante evento na história da companhia. Após 10 anos desde a última aquisição, o Giga passou a fazer parte da família Cencosud. A transação foi anunciada em maio de 2022, mas o controle das operações só ocorreu em 1° de julho, adicionando 10 lojas e um Centro de Distribuição ao portfólio das operações da empresa em território nacional e, em especial, a chegada ao mercado de São Paulo, principal da América Latina, com o formato de atacado.

Essa transação influencia diretamente o percentual de vendas da Cencosud Brasil, que passa de 18 para 30% das vendas totais provenientes do formato atacado, segmento que mais cresce no varejo brasileiro. Além disso, a companhia continua realizando migrações de lojas para este formato. Em junho, duas lojas da bandeira GBarbosa foram convertidas para Mercantil Atacado na cidade de Salvador, Bahia, encerrando o trimestre com 38 lojas nesse formato.

Ainda como parte do processo de crescimento, foram abertas 3 novas lojas no trimestre, sendo a bandeira Spid responsável por duas delas, totalizando sete unidades ao final de junho, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, a evolução no digital continua, com crescimento da receita líquida de 66,1% no 2° trimestre quando comparado ao mesmo período do ano anterior e penetração nas vendas de 2,5%. Os programas de fidelidade de CRM atingiram patamares de 4,0 milhões de clientes cadastrados, com aumento de 66,2% e uma identificação de 60,1% das vendas ao final de junho.

Para suportar as alavancadas de crescimento da companhia, os investimentos tiveram aumento de 171,7% no trimestre, atingindo R$ 99,5 milhões quando comparado ao 2T21. No acumulado do ano, essa cifra atingiu R$ 142,1 milhões, o que demonstra o forte comprometimento do grupo com suas operações no país.

Para mais informações sobre os resultados da Cencosud Brasil no 2T22, acesse: https://ri.cencosud.com.br/informacoes-financeiras/central-de-resultados/