CDI inaugura novo local para testagem de Covid-19 no formato drive thru

Você está visualizando atualmente CDI inaugura novo local para testagem de Covid-19 no formato drive thru
Desde o início da pandemia, já foram realizados pelo CDI mais de 250 mil exames - 40 mil apenas neste formato (Crédito da foto: Divulgação)

Com o aumento da procura por testagem de Covid-19, o Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI, em parceria com o Laboratório Saúde, inaugurou um novo local para a realização de testes. Localizado na Avenida Portugal, em frente ao Órion Complex, a estrutura disponibilizada funciona de 8h às 21h de segunda a sexta-feira e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. 

Devido à segurança e comodidade, muitas pessoas que apresentam sintomas de Covid-19, recorrem ao formato drive thru, para realizar a testagem. Desde o início da pandemia, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), em parceria com o Laboratório Saúde, realizou mais de 250 mil exames, sendo 40 mil apenas neste formato drive thru.  

A diretora do Laboratório Saúde, Maria Ordália Ferro Barbosa, explica que o laboratório continua realizando um número grande de testes e que a positividade é considerada alta.

“Estamos vivendo um platô, porém um platô considerado alto. Nossos resultados positivos para Covid-19 continuam apresentando um número bem expressivo, o que acreditamos que esteja ocorrendo devido as taxas de imunização ainda insuficientes, emergência de novas variantes e medidas de flexibilização das atividades não essenciais”, explica. 

Um dos poucos laboratórios de Goiás com parque tecnológico de biologia molecular na cidade de Goiânia – a maioria envia os exames para fora do Estado – o Laboratório Saúde entrega o resultado em um prazo muito curto, o que beneficia o tratamento de quem está com o vírus.

“Fazemos o RT-PCR, único método considerado o padrão ouro para diagnóstico do coronavírus, e conseguimos liberar os resultados em até 12 horas, porque todo o processo é realizado em Goiânia. Também temos o PCR Rápido, com liberação do resultado em até 3 horas, para quem vai fazer viagens internacionais ou cirurgias”, relata Maria Ordália. 

As sócias do Laboratório Saúde, Maria Ordália Ferro Barbosa e Gisner Alves de Souza Pereira adaptaram toda a estrutura desde o início da pandemia, para conseguir atender a alta demanda para testes de Covid-19.

“Nós investimos na implementação da tecnologia dentro do laboratório da cidade de Goiânia e toda estrutura está localizada aqui. O painel de diagnóstico molecular, com teste molecular rápido pelos métodos de RT-LAMP, Id Now – ABBOTT, e RT-PCR, GeneXpert – CEPHEID, com resultados em até 3 horas, e o método de RT-PCR convencional com resultado em até 12 horas. Além do diagnóstico rápido e seguro, os testes de RT-PCR rápido e convencional são empregados também para eventos, viagens e como pré-operatórios. O painel para diagnóstico sorológico compreende testes pelos métodos de eletroquimioluminescência, ECLIA, quimioluminescência. CLIA, e ensaio imunoenzimático, ELISA, para pesquisa e dosagem de anticorpos totais (IgG/IgM), anticorpos IgG e IgM e anticorpos neutralizantes. A pesquisa de anticorpos é útil para avaliar a resposta imune pós infecção ou resposta vacinal para Covid. Todos os testes, moleculares e sorológicos, são realizados na capital, o que oferece maior agilidade no processo”, explica Gisner. 

De acordo com a diretora CDI, Colandy Nunes Dourado, toda a estrutura do drive thru foi pensada para oferecer maior conforto para os pacientes. “Não é preciso agendamento, e no local do teste, após estacionar, o paciente é atendido por um profissional de saúde que se desloca até o veículo para a coleta do material e esclarecimento de qualquer dúvida. Tudo é feito de forma segura, com o mínimo de contato, pensando no bem estar dos pacientes e colaboradores”, finaliza.