Acordo entre Acieg e cidade chinesa abre mercado para produtos goianos

Você está visualizando atualmente Acordo entre Acieg e cidade chinesa abre mercado para produtos goianos
Divulgação

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) formalizou, na última terça-feira (2), um termo de cooperação com a cidade chinesa de Jinan, província de Shangdong. O acordo foi assinado pelo vice-presidente Thiago Falbo durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.

A iniciativa do prefeito de Jinan, Yu Haitian, é criar um intercâmbio cultural, turístico e econômico com os estados de Goiás e Bahia, com o apoio do Governo Federal. Goiano, o secretário executivo do Ministério de Relações Institucionais, Olavo Noleto, participou da reunião.

A partir dessa parceria com a prefeitura de Jinan e com o Grupo de Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Negócios de Jinan, a Acieg e seus associados passam a ter suporte para vender produtos brasileiros ao mercado chinês e para a realização de missões empresariais para a China.

Em seu discurso, Falbo destacou que a atuação da Acieg na promoção de negócios entre os dois países é histórica. “Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. Há exatos 31 anos, a Acieg realizou a primeira missão oficial para o mercado chinês. Só no ano passado, participamos de duas missões que trouxeram grandes negócios para Goiás e para o Brasil”, afirmou.

Além do termo de cooperação, a Acieg apresentou a Feira Internacional de Comércio Exterior do Consórcio Brasil Central (Ficomex 2024) para a delegação chinesa. O evento que acontece em agosto pretende reunir expositores de diversos países, inclusive da China.

Também participaram da reunião representantes do Ministério da Cultura, do Governo da Bahia e da Câmara dos Deputados, além do diretor de Comunicação da Acieg, Leandro Coutinjo, e diversas autoridades do governo de Jinan.

Crédito: Comunicação Acieg

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi