O câncer da pele é considerado o de maior incidência no Brasil e no mundo. Silencioso, é um tipo de câncer que raramente causa sintomas incômodos, até as lesões se tornarem muito grandes. Por esta razão, objetivando conscientizar a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza diversas ações no mês de dezembro, considerado o mês de combate ao câncer da pele. O #DezembroLaranja já é realidade e mobiliza milhares de pessoas em todo país, que apoiam o movimento, vestem roupas com a cor laranja e compartilham o conteúdo da campanha nas redes sociais.
Em 2015, a FSB desenvolveu campanha para ser amplamente divulgada nas redes sociais, no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pelo Hotsite Controle o Sol, que conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras e informações sobre o tratamento, prevenção e combate à doença. Além disso, foi feito trabalho de divulgação com artistas e grande monumentos espalhados pelo Brasil, que prontamente aderiram à campanha e se vestiram de laranja.
Cenário
No ano de 2015, dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontaram uma estimativa de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
Além do #DezembroLaranja, o Dia Nacional de Combate ao câncer da pele, ou Dia C, também em 2015, contou com a participação de três mil dermatologias voluntários, atendendo cerca de 20 mil pessoas.
Objetivos
Para combater e prevenir o câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) traz um belo histórico de luta em prol dos interesses da Saúde e do bem estar da população brasileira, sempre voltada para ações expressivas que façam com que todos se engajem nesta luta, sem qualquer distinção. Fazer com que a população se conscientize e se previna torna-se a questão principal das campanhas e causas da SBD.
Desafios
Fazer com que a população se engaje na luta contra o câncer da pele.
Conscientizar o país sobre os perigos da doença, criando novos hábitos saudáveis e preventivos como o uso do protetor solar diariamente.
Fazer com que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) seja reconhecida como o principal órgão responsável pelas ações do #DezembroLaranja.
Ações
Iluminação de pontos turísticos e monumentos
Para reforçar ainda mais a importância do #Dezembro Laranja, principais monumentos como o Congresso Nacional, o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar ficaram na cor laranja, mostrando apoio à causa.
“Seja Humano com a sua pele”
A artista londrina Emma Fay pintou corpos de contorcionistas que fizeram intervenções culturais no Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Ipanema (RJ). A ação “Seja humano com a sua pele” chamou a atenção da população para a importância de se expor ao sol de maneira controlada e com responsabilidade.
Conquista de grandes patrocínios
O #DezembroLaranja foi apoiado e patrocinado pelas marcas La Roche Posay, Cichy, Auéne, Roc, Eurecin, Episol, e Sunmax.