O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, lançou na manhã desta terça-feira (5/11) os programas Amigo Verde e Selo da Sustentabilidade Ambiental (Selo Verde). Os projetos serão realizados em parceria entre a Prefeitura de Goiânia e empresários, entidades sociais ou pessoas físicas para reforma, manutenção ou melhoria urbana, paisagística e ambiental dos parques.
Durante discurso na cerimônia de lançamento, realizada na sede da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Iris ressaltou a importância da integração entre a população e a prefeitura. “Senti muito cedo que o poder público isolado pode muito pouco. No meu primeiro mandato de prefeito de Goiânia, nos anos 1960, trouxe para a cidade com inspiração da zona rural a cultura do mutirão, que é a integração da população com todos os segmentos na solução dos problemas. Entendendo a importância disso que eu tenho conclamado toda a população a participar das ações da prefeitura”, declarou o prefeito.
Amigo Verde
Segundo explicou a diretora de Gestão Ambiental da Amma, Flaviana Esteves, os encargos necessários para as obras e serviços variados relacionados à conservação do parque adotado ficarão sob a responsabilidade do adotante, que terá direito a realizar divulgações publicitárias no local escolhido. Para evitar a poluição visual nos parques os adotantes terão de obedecer os critérios técnicos definidos no edital de chamamento e no termo de cooperação.
Agilidade de processos na Amma
Iris cobrou mais empenho para agilizar ainda mais os processos dentro da Amma. “Gostaria de aproveitar esta oportunidade que os servidores estão aqui reunidos para fazer o apelo de que tudo caminhe com a maior rapidez possível. Vamos aproveitar a ciência, a tecnologia para que os processos da Amma caminhem em segundos e minutos, não em meses”, solicitou o prefeito.
Selo Verde
O programa Selo Verde vai garantir a certificação em sustentabilidade ambiental das empresas que realizarem ações socioambientais sustentáveis. O objetivo é estimular a prática de ações socioambientais sustentáveis em execução de projetos técnicos ou propostas de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente no município de Goiânia.
Os projetos técnicos ou propostas apresentados serão classificados por áreas temáticas como água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental e energia limpa.
Cada tema terá uma pontuação, pela qual será emitido o Selo Verde, que tem quatro categorias: Selo Ouro (40 pontos), Selo Prata (30 pontos), Selo Bronze (20 pontos) e Selo Boas Práticas (10 pontos).
O evento de lançamento contou com a presença do presidente da Amma, Gilberto Martins Marques Neto, do presidente do Conselho de Desenvolvimento, Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese Goiânia), Carlos Alberto Moura, do secretário de Comunicação de Goiânia, Vassil Oliveira, do presidente da Comurg, Aristóteles de Paula e Sousa Sobrinho, dos vereadores Gustavo Cruvinel e Tiãozinho Porto, do presidente do Crea-GO, Francisco Almeida.
Com informações do Jornal A Redação / Foto: Jackson Rodrigues